Podcast documental narra a história dos computadores e games no Brasil
O que aconteceu quando o brasileiro, entre os anos 1980 e 2000, decidiu, pela primeira vez, botar um computador para dentro de casa? Primeiro Contato é um podcast documental em formato narrativo que explora consequências dessa decisão, especialmente o nascimento da indústria e mercado de games no contexto brasileiro de transformações tecnológicas, econômicas, políticas e culturais do final do século XX.
Primeiro Contato traz mais de 50 entrevistas, captadas ao longo de um ano, e vasta pesquisa sobre o contexto histórico do Brasil nas décadas de 80 e 90. O podcast remonta os bastidores de um mercado que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert.
Das pequenas softhouses que, já nos anos 80, produziam jogos nacionais, passando pelas revistas com CD-ROMs que abarrotavam as bancas de jornais na segunda metade da década de 90, até a chegada das publishers estrangeiras ao país, Primeiro Contato traz um recorte inédito e dramático da história dos jogos eletrônicos e da tecnologia no Brasil.
Estreia dia 19 de julho. Episódios às segundas-feiras.
Assista ao trailer em vídeo no YouTube.
Capitalismo de vigilância
Como extrativismo de dados e as redes sociais transformaram radicalmente a internet
Meninos radicalizados
Como um dos maiores fóruns brasileiros que já existiu foi cooptado pela extrema direita
A rede social
Brasileiros descobrem o Orkut, carregando para lá os conflitos de classe e raça de um país desigual
Artesãos do Metaverso
Três brasileiros têm suas vidas marcadas pelo metaverso, entre os anos de 1990 e 2020
O mundo de Vitália
Como um jogo online baseado em comunidade e expressão social virou uma ditadura virtual
Ditadores benevolentes
Os limites da liberdade de expressão nas redes pré-mídias sociais do mIRC e Bate-Papo UOL
Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
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Primeiro Contato
Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
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