Dormindo com o inimigo?

The Shift #04

Quando empresas tradicionais e startups se aproximam pela prática do Corporate Venturing, a pergunta que surge é quem precisa mais de quem. Se a parceria for feita com inteligência e pragmatismo, a resposta é que tem vantagem para os dois lados. Para a empresa, é a chance de contaminar toda a companhia com o espírito de inovação e acelerar oportunidades de negócio disruptivas. Para a startup, o foco primário, de fomentar negócios, pode avançar para uma parceria mais duradoura ou mesmo uma compra. No papo com Itali Pedroni Collini, diretora da 500 Startups Brasil, e Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper, vamos a fundo no tema. Confere lá.

=====

Em um cenário de mudança contínua e veloz, não basta apenas fazer melhor o que já vinha sendo feito antes. A transformação digital exige que os modelos de negócio se redefinam, e isso passa por mudar também como a tecnologia é usada dentro e fora das empresas. A nova rotina é a reinvenção constante das práticas da TI. E se por um lado isso exige grandes mudanças na cultura corporativa, do lado da tecnologia a jornada precisa de parceiros com ferramentas e práticas que facilitem e acelerem a mudança. É aqui que a Embratel entra, como uma grande empresa de infraestrutura que atua como um agente acelerador, apoiando clientes de todos os tamanhos na jornada para o próximo nível. 

Confira no site da Embratel todos os serviços e produtos disponíveis. www.embratel.com.br.

=====

LINKS DO EPISÓDIO

  • O capital de risco corporativo (Corporate Venturing Capital, CVC) cresce a uma taxa sem precedentes, segundo o relatório “Unlocking Corporate Venture Capital” de 500 startups, que ouviu 100 profissionais do CVC em 35 países, incluindo o Brasil.   
  • Um especial da MIT Technology Review sobre tecnologias de guerra mostra como várias tecnologias civis nascem como projetos militares. Por exemplo, as interfaces cérebro-computador, que poderão ser usadas para controlar armas com as mentes dos soldados. 

  • A série Explained, uma produção da Vox com a Netflix explora temas tão variados como a ascensão das moedas digitais, a razão do fracasso das dietas e o mundo selvagem do K-pop. 

=====

ASSINE A THE SHIFT

www.theshift.info