Clicky

Museu utiliza Oculus Rift para te colocar dentro de um quadro do Salvador Dalí

Museu utiliza Oculus Rift para te colocar dentro de um quadro do Salvador Dalí

Experiência “Dreams of Dali” permite explorar a tela “Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet”

por Carlos Merigo

Salvador Dalí ainda nem era nascido quando o pintor francês Jean-François Millet criou seu famoso quadro “O Ângelus”. Seu primeiro contato com a tela foi no ensino fundamental, quando se deparou com uma reprodução exposta nas paredes da escola.

O quadro de Millet se tornaria uma obsessão de Dalí, que produziu uma série de pinturas e ensaios baseados nessa única imagem, sempre em busca de referências e enigmas. Ele inclusive cismou que os camponeses não estão rezando, mas sim choram a morte de seu filho ali enterrado.

Criada pela Goodby Silverstein & Partners, a experiência com Oculus Rift permite que o espectador se mova pelo cenário, enxergando até o que está fora da perspectiva

compartilhe

Conta a história que, de tanto Dalí insistir, o Museu do Louvre submeteu a tela ao raio-x e descobriu um pequeno caixão entre as camadas. Seria a prova de que um funeral era mesmo a ideia original de Millet, mas que acabou substituindo-o por um cesto de batatas.

O que interessa aqui é que em uma de suas fantasias sobre “O Ângelus”, o artista espanhol reinterpretou a cena, colocando o casal como ruínas antigas em uma paisagem noturna. Dois pares de figuras observam, ambas mostrando Dali como uma criança acompanhada por um adulto – a figura que aponta é seu pai, é que está sentada é sua babá.

Dali

Intitulado “Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet”, o quadro foi pintado em 1933 e atualmente faz parte da coleção do The Dali Museum, na cidade de St. Petersburg, na Flórida.

Toda essa introdução para dizer que agora é possível fazer uma imersão nesse sonho de Salvador Dalí, através de uma experiência em realidade virtual oferecida pelo Museu. Criada pela agência Goodby Silverstein & Partners, a iniciativa utiliza Oculus Rift para permitir que o espectador se mova pelo cenário, explorando elementos e enxergando até o que está fora de perspectiva na pintura. O vídeo acima exibe uma amostra.

“Dreams of Dali” começa no dia 23 de janeiro no The Dali Museum, e vai até 12 de junho. Porém, quem tiver um Oculus Rift em casa – o que também não é pra todo mundo – não precisa ir até a Flórida, já que a experiência será disponibilizada no site dreamsofdali.org

Compartilhe: