Clicky

Açougues sem nada de origem animal são negócios inovadores que têm feito sucesso

O holandês The Vegetarian Butcher e o americano The Herbivorous Butcher inauguraram com filas na porta

5.fev.2016
seção apresentada por

Carnes vermelhas, brancas, linguiças, salsichas e outros embutidos, uma balança bem antiga e vitrines inteiras de diferentes cortes e cores. Já imaginou se para tudo isso não fosse preciso matar nenhum animal?

Parece insano para quem não está acostumado com a alimentação vegana, mas açougues que não vendem carne de animais começam a despontar como um negócio de ouro. E também como um paraíso para quem quer se alimentar de forma saudável e sem crueldade.

Seja por respeito aos animais, por preservação ambiental ou por qualquer outro motivo, é fato que milhões de pessoas têm repensado sua alimentação e procurado cada vez mais alimentos 100% vegetais.

Mas os bifes, salsichas e linguiças são muito práticos para o dia a dia. Pensando nisso, empreendedores estão desbravando um novo e promissor mercado no ramo de açougues. Inaugurado em 2010 na Holanda, o The Vegetarian Butcher foi o primeiro negócio do tipo. Até hoje, o local causa curiosidade e é tema de diversas matérias em grandes veículos. O faturamento vai muito bem.

Recentemente, no dia 23 de janeiro, um açougue totalmente vegano com o sugestivo nome de The Herbivorous Butcher foi inaugurado nos Estados Unidos com direito a fila na porta. Dois irmãos, veganos de longa data, já faziam suas versões de embutidos e carnes usando apenas proteína de trigo processada (seitan), muitas especiarias e uma dose extra de criatividade para conseguir texturas e sabores.

Herb
Paraísos para quem quer se alimentar de forma saudável e sem crueldade

compartilhe

O sucesso na vizinhança era tanto que eles resolveram iniciar uma campanha de financiamento coletivo para conseguir o dinheiro necessário para abrir um local onde pudessem vender suas iguarias. E conseguiram realizar o feito com o apoio de amigos e veganos de todo o país.

Os principais jornais dos Estados Unidos noticiaram o lançamento do The Herbivorous Butcher, gerando uma mídia incrível para os irmãos e mais filas na porta do estabelecimento. Nas entrevistas, eles falam que jamais esperavam que o local seria um sucesso tão grande em tão pouco tempo.

Se você se animou com a ideia e já está cogitando abrir um desses, saiba: se você não é vegano, é bom que tenha um como sócio. São muitos os detalhes para observar nos ingredientes usados e é preciso ter bastante talento na cozinha para desenvolver embutidos e carnes sem nada de origem animal.

Em um futuro breve, o açougue da esquina não vai mais ter aquele cheiro peculiar e você poderá fazer suas compras sem pensar na morte da bezerra.


Fabio Chaves é fundador e infoativista do Vista-se – maior portal vegano do Brasil e segundo mais acessado do mundo – e colunista do portal de notícias da Rede Record, o R7. Escreve também para o B9.

Comente