Hollywood e Apple querem criar serviço de aluguel de filmes que ainda estão nos cinemas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Hollywood e Apple querem criar serviço de aluguel de filmes que ainda estão nos cinemas

Estúdios esperam compensar a queda nas vendas de Blu-Ray e se libertar das redes de cinema

por Charles Omoregie

Não é segredo que a indústria da pirataria, que cada dia se parece mais com uma comunidade, é eficaz. Apenas alguns dias após a estréia dos filmes mais esperados do ano, e às vezes até antes, é possível encontrar centenas de links que disponibilizam os títulos com qualidade HD. A aposta dos grandes estúdios de cinema, é transformar esse cenário oferecendo o serviço de aluguel digital para filmes que estrearam há apenas algumas semanas. Para isso eles pretendem contar com a ajuda da Apple e da Comcast, o maior conglomerado de mídia do mundo.

Além de driblar a pirataria, o movimento também pretende assegurar o futuro da distribuição de conteúdo cinematográfico, já que as vendas de DVD e Blu-Ray permanecem em queda livre, e libertar os estúdios de Hollywood das redes de cinema, pendendo a balança de poder para o lado de empresas como Warner Bros, Universal Pictures e DreamWorks Animation, que poderiam disponibilizar seus filmes para download, ignorando as salas de cinema, caso os acordos não sejam vantajosos. Quem não pareceu muito animada com a ideia, foi a Walt Disney Studios que já anunciou a criação do seu próprio serviço de streaming.

Para uma transição pacífica, os principais estúdios de Hollywood pretendem ceder participação na receita dos aluguéis para as redes de cinema. Essas por sua vez, exigem um compromisso de no mínimo 10 anos sobre a participação de lucros, o que os estúdios obviamente recusaram. Como retrospecto desses acontecimentos, as principais redes americanas de cinema como Cinemark, AMCRegal Entertainment sofreram queda de até 8,4% nas suas ações da bolsa, na última sexta-feira.

Outro fator que parece dificultar o surgimento desse serviço, apelidado de PVOD (Premium Video on Demand ou Serviço Premium de Filmes sob Demanda), é o preço, algo em torno de US$ 30 a US$ 50 por filme, valor nada atrativo.

Mas de uma forma ou de outra, algo é certo. A transformação da indústria do entretenimento audiovisual é inevitável.

E se tiverem boa memória, vão se lembrar que não faz muito tempo, a indústria fonográfica e a Apple, que na última semana anunciou investimento de 1 bilhão de dólares em conteúdo original,  estavam exatamente na mesma situação, foi quando o mundo presenciou o surgimento do iTunes

e da venda de músicas por centavos de dólar.

A previsão é que o serviço seja lançado nos próximos 12 meses, mas as negociações parecem intermináveis. No entanto, o que se pode afirmar com absoluta certeza, é que a indústria do cinema como conhecemos, nunca mais será a mesma.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro