Clicky

Mamilos 172 - SUS e a Saúde Pública

Mamilos 172 – SUS e a Saúde Pública

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos

Essa semana o SUS voltou a ser o centro das polêmicas com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Mais uma vez o debate foi polarizado, apaixonado, indignado, com lados que pareciam não ter nenhum ponto de convergência.

No intuito de ampliar esta conversa, vamos dar alguns passos para trás e entender quais princípios orientaram a fundação do sistema único de saúde, quais são as suas aspirações, o que já conquistamos nesses 30 anos de estrada e quais são os gargalos, os desafios e as dores de crescimento que ainda temos que superar.

Para nos ajudar nessa tarefa convocamos a doutora Denize Ornelas, coordenadora do Programa de Residência Médica de Medicina da Família na secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, para debater com a gente sobre o assunto. Além disso, contamos também com as participações especiais de John Benevides, médico colombiano e pesquisador da saúde dos trabalhadores; Luiza Ivana Almeida da Silva, presidente do conselho municipal de Saúde de Osasco e ativista do SUS; Alexandre Padilha, médico infectologista, ex-ministro da Saúde e ex-secretário da Saúde da cidade de São Paulo; Thelma Flosi, infectologista que atua há 10 anos no SUS; e Marco Antonio Stephano, professor da faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Maíra Teixeira
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral (A capa é uma colagem digital de Zeca Bral que envia uma carta de agradecimento à Cuba. A escolha do selo presta homenagem à primeira médica formada brasileira, a Dra Rita Lobato de Freitas, que teve seu retrato estampado em uma série de selos dos Correios do Brasil, em 1971).

========

FAROL ACESO

Denize: Filme “Anamese” e livro “O Feminismo é Para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras”;

Cris: Livro “Carandiru” e animação “Super Drags”;

Ju: Livro “Cama de Gato” e filme “Ponto Cego”.

Compartilhe: