Huawei pune funcionários por tweets feitos com iPhone

Funcionários receberam corte de mais de 2 mil reais de salário, enquanto um deles terá ganhos congelados por 12 meses

por Matheus Fiore

A Reuters divulgou um comunicado interno da Huawei no qual a empresa chinesa afirma ter punido dois funcionários. O motivo? Ambos utilizaram um iPhone para enviar um tweet com uma mensagem de ano novo da empresa.

A confusão ocorreu em virtude do bloqueio do Twitter que ocorre na China. Segundo o memorando, ao tentar postar um tweet de fim de ano para a Huawei a empresa terceirizada Sapient teve “problemas de VPN” tentando utilizar o computador e usou um iPhone com um cartão SIM em roaming para enviar a mensagem a tempo à meia noite.

No comunicado, o vice-presidente sênior corporativo Chen Lifang disse que “o incidente causou danos à marca Huawei”. Em virtude do ocorrido, dois funcionários da gigante dos smartphones foram rebaixados em um nível e receberam um corte mensal de 5.000 yuan (equivalente a R$ 2.278,00). Um dos responsáveis terá seu salário congelado por 12 meses.

A Huawei, vale lembrar, vive o que é provavelmente o melhor momento de sua história. Em 2018, a empresa ultrapassou a Apple em número de vendas de smartphones. Hoje, a marca chinesa só está atrás da sul-coreana Samsung.

Compartilhe: