Ensaio coloca rostos embalados como carne para questionar obsessão pelas selfies

A dupla de fotógrafos SHSadler apostou em um ensaio bem diferente (e forte) para abordar os padrões de beleza, principalmente na era da selfie. Na fotos vemos modelos cujos rostos estão embalados, como carne fresca à venda.

Segundo a dupla de Los Angeles, formada por Julia SH e Nic Sadler, a ideia veio ao observar a obsessão das pessoas pelas selfies: “As imagens que tiramos de nós mesmos passaram de menos de 20 por ano para, às vezes, milhares por mês em alguns casos”. Dessa constatação surgiu o “desejo de subverter padrões atuais de beleza na fotografia e confrontar a desumanização que criou”, contam.

A série intitulada “Fresh Meat” virou editorial na revista britânica Schön!, que destacou como o ensaio aborda três pontos do nosso consumo de mídia fotográfica, segundo os próprios fotógrafos:

  • “Como a proliferação das mídias sociais alterou a maneira como interagimos com a cultura e entre nós”;
  • “Como esse comportamento se assemelha ao como os padrões de beleza eram aplicados às modelos de revistas, mas agora se estendem às imagens apresentadas pelo público”;
  • E “como mudou o conceito de fotografia de beleza, uma área da indústria“, já que agora todos têm dicas e truques sobre ângulos e filtros.

Resumindo tudo isso, o ensaio é propositadamente incômodos, ainda que fascinante, e tem mesmo a intensão de “provocar debate e abraçar polêmica”, segundo os fotógrafos.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Brahma convoca Carlo Ancelotti para reacender a fé do torcedor na Copa de 2026

A Ambev apresentou hoje seu novo embaixador de Brahma: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. O anúncio coincidiu com o…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário transforma esteiras de bagagem em ponto de distribuição de presentes de Natal

A cena clássica de aeroportos em dezembro - cansaço, filas, malas que nunca chegam - ganhou um desvio inesperado. O…

3 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix anuncia compra da Warner Bros. por US$ 82,7 bi e inicia o maior rearranjo de Hollywood em um século

A novela acabou: a Netflix anunciou oficialmente que vai comprar a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e TV,…

3 dias Atrás
  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

4 dias Atrás