Segundo o Twitter, mais de 126 milhões de pessoas acessam a plataforma diariamente

Medidas contra ataques de ódio e eliminação de bots da rede não prejudicaram a parte financeira do site no último trimestre de 2018

por Pedro Strazza

Numa jogada um tanto “ousada” para os padrões da empresa, o Twitter revelou publicamente nesta quinta-feira (7) qual o número médio de pessoas que trafegam por sua plataforma no dia-a-dia. Depois de anos anunciando somente a quantidade mensal de usuários, a rede social divulgou que atualmente cerca de 126 milhões de indivíduos acessam o site regularmente para ler e postar tweets.

Lançado no relatório financeiro do último trimestre de 2018, o número segundo a companhia representa um crescimento de 9% em relação ao ano passado, mas segundo a mesma não deve ser comparado aos alcançados por outras plataformas. Em carta aos investidores, o Twitter afirma que a maioria dos concorrentes possui “uma métrica muita mais expansiva que inclui pessoas que não estão vendo anúncios”.

Este esclarecimento não vem por acaso: só nos últimos dias o Snapchat e o Facebook declararam possuir respectivamente 186 milhões e 1,5 bilhão de usuários ativos, números muito superiores ao da plataforma. Além disso, o Twitter nos últimos meses vem promovendo uma grande limpeza de bots em sua plataforma para diminuir o número de ataques em sua rede, o que lhe rendeu não só uma queda de 16% em suas ações na época do anúncio da medida como a perda de quase um milhão de contas ativas.

Os resultados financeiros do último trimestre, porém, não parecem terem sido prejudicados por tais eventos. Embora a empresa preveja uma leve queda na arrecadação – indo de 775 milhões de dólares para 715 milhões – o Twitter reportou lucros de 791 milhões de dólares só em publicidade nos últimos três meses, enquanto no ano de 2018 foram gerados mais de 2,6 bilhões de dólares – meio bilhão a mais que em 2017.

Compartilhe: