McDonald’s, Starbucks e mais empresas juntam esforços para criar “melhor copo descartável do mundo”

Projeto selecionou 12 startups para desenvolver um copo que possa ser usada por todas as gigantes de alimentos do mundo

por Soraia Alves

Algumas das maiores empresas de alimentos do mundo juntaram esforços, e US$ 1 milhão em investimento, para criar um copo de papel descartável que seja “o melhor do mundo”. Entre as empresas investidoras estão McDonald’s, Starbucks, Nestlé, Coca-Cola e Wendy’s.

O projeto Next Gen Cup Challenge foi anunciado em julho do ano passado, com a intenção de criar um copo de papel descartável que possa ser reciclado e reutilizado em qualquer parte do mundo. Doze empresas têm desenvolvido meios de chegar ao resultado pretendido, todas sendo supervisionadas pela Closed Loop Partners, empresa de investimento que se concentra na sustentabilidade.

No total, foram mais 500 projetos enviados de 50 países, mas apenas 12 ideias promissoras foram selecionadas para seguir em frente. Essas 12 startups compartilharão o US$ 1 milhão e entrarão em uma aceleradora virtual, trabalhando com fábricas e parceiros do setor para testar e produzir em massa seus copos. E, em setembro, os novos copos entrarão no mercado real para serem testados.

Pode ser que o projeto de apenas uma empresa seja o vencedor, mas é bem provável que essas startups acabem combinando suas tecnologias para produzir um produto final perfeito.

Entre adaptações e ideias radicais, nos próximos meses, os finalistas descobrirão se seus projetos podem ser fabricados pela tradicional cadeia de fornecimento de copos, trabalhando diretamente com fábricas parceiras de empresas como McDonald’s. O que deve ser crucial para a escolha da opção vencedora.

Atualmente 250 bilhões de copos de fibra se acumulam em aterros a cada ano. A maioria deles vai levar até mil anos para se decompor, uma vez que eles são revestidos por uma micro camada de polietileno.

Compartilhe: