Suba algumas escadas e veja o documentário vencedor do Oscar 2019

Filme “Free Solo” foi disponibilizado na íntegra em site da National Geographic, mas o material só é liberado inteiro depois da pessoa “escalar” 97 metros de altura

por Pedro Strazza

Embora tenha faturado o Oscar de Melhor Documentário no último domingo (24), o filme “Free Solo” ainda está para estrear no mercado brasileiro, onde será lançado na televisão. O longa dirigido por Jimmy Chin e Elizabeth Chai está programado para ir ao ar no canal e aplicativo da National Geographic no próximo dia 9 de março, às 21 horas, mas a emissora decidiu “antecipar” o debute numa ação… saudável, por assim dizer.

A empresa lançou recentemente o site “Climb to Watch”, em que libera o filme na íntegra para ser assistido pela tela do celular. Mas há uma pegadinha: você precisa subir para assistir a história de Alex Honnold e como ele escalou a parede rochosa de 900 metros da montanha El Capitan sem qualquer equipamento. Quanto maior a altura que a pessoa sobe, mais material da produção o sítio libera para assistir.

Para fazer esta magia acontecer, a plataforma usa de uma ferramenta de localização de GPS para definir a altura inicial em que se encontra o interessado, e a partir desta definição libera um minuto de vídeo a cada metro “escalado”. Como o filme possui duração de 97 minutos, quem quiser assistir a obra na íntegra terá que subir 97 metros – o equivalente a um prédio de menos de 20 andares ou uma Catedral da Sé da vida. E vale até levantar o braço na “escalada”, viu!

De acordo com a emissora, a pessoa pode usar o elevador ou as escadas que o site vai contar a mudança na altura de qualquer jeito, desde que rode num aparelho com sistema operacional igual ou superior ao iOS 10 ou o Android 6. Para quem estiver disposto a entrar na brincadeira, o site é este.

Vale lembrar, “Free Solo” é até o momento o único dos documentários em longa-metragem indicados ao Oscar deste ano que estará disponível de forma legal no Brasil. Os filmes “Minding the Gap”, “RBG”, “Hale County This Morning, This Evening” e “Of Fathers and Sons” seguem sem previsão de lançamento oficial por aqui, seja nas telonas ou nas telinhas.

Compartilhe: