Dia Internacional da Mulher: as empresas que mandaram bem em suas mensagens especiais • B9

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Dia Internacional da Mulher: as empresas que mandaram bem em suas mensagens especiais

Parece que, finalmente, a grande maioria da marcas entendeu que não é difícil acertar no briefing "Dia Internacional da Mulher"

por Soraia Alves

Já se tornou um hábito: chega o dia 08 de março e a gente senta na frente da internet esperando pelas empresas que falharão em algo tão simples quanto lançar uma mensagem de homenagem às mulheres nessa data e lembrar a todos que o que vale não é uma rosa, e sim um dia a dia seguro, respeitoso e igualitário para todas as mulheres do mundo.

A boa notícia do Dia Internacional da Mulher em 2019 é que nesse ano, a grande maioria das empresas entendeu a simplicidade do que precisam fazer e usaram a criatividade para mostrar que estão mudando a forma como representam a mulher na publicidade, ou ainda criar ações realmente interessantes para elas.

Assim, o B9 destaca as melhores mensagens especiais para o Dia da Mulher de 2019. Confira:

“Mulheres na Busca” – Skol

A campanha da Skol é realmente legal e bem pensada. A marca propõe quebrar o paradigma sobre a percepção do termo “mulher brasileira”. Em quase 100% dos casos de buscas na internet com esse termo, as imagens relacionadas são dos atributos físicos vinculados à “mulher brasileira”. Com isso, a marca inicia nesse dia 08 um movimento para valorizar as mulheres, não pelos aspectos visuais.

A ideia é transformar as primeiras imagens das buscas na internet em personagens brasileiras que fazem a roda girar. Para isso, a Skol vai desenvolver uma página com perfis femininos marcantes para as pessoas compartilharem e curtirem, aumentando a relevância das fotos dessas mulheres e, assim, impulsionar essas personagens nos sites de buscas.

A ação é de criação das agências Califórnia e Bullet.

Isabella Artois – Stella Artois

A cerveja Stella Artois homenageou Isabella Artois, que se tornou CEO da cervejaria em 1726, após a morte do marido, em uma época na qual era atípico uma figura feminina liderar um negócio e que, na verdade, o título de CEO nem existia.

Para a homenagem, a cerveja lança uma edição especial com seu nome alterado pela primeira vez em mais de 600 anos. A ação também marca o início de um movimento de reconhecimento às mulheres inspiradoras espalhadas por todo o mundo, sejam grandes personagens da história, aquelas que trabalharam nos bastidores para transformar um cenário, ou ainda figuras que foram fundamentais em apoiar os consumidores da marca em suas trajetórias de vida.

Para participar do movimento, a cerveja convida todos a trocarem seus nomes em suas redes sociais pelo de mulheres que consideram inspiradoras, além de contarem sobre o papel delas em suas vidas por meio de posts com a tag #elainspira. Ao longo de março, a Stella Artois vai fomentar e dar visibilidade para essas personalidades femininas.

A edição especial Isabella Artois é limitada e está disponível para compra no e-commerce Empório da Cerveja.

“She Did It” – Jaguar

Com a campanha “She Did It”, a Jaguar fez um tributo especial às que fazem parte da história da marca, que projetam, fabricam, testam, modelam, vendem e dirigem os carros da marca, entre outras práticas.

Além de homenagear suas funcionárias, a empresa mostra aos clientes que as mulheres estão envolvidas em todos os sistemas operacionais do projeto de um Jaguar.

Atualmente, a empresa triplicou o número de mulheres em funções gerenciais e superou em três vezes a média da Inglaterra no recrutamento de mulheres aprendizes de engenharia.

“W” – McDonald’s

O McDonald’s repetiu a ação que criou no ano passado e virou seus famosos arcos amarelos ao contrário, transformando-os de M para W (referência à women, mulheres em inglês). A ação rolou com fotos nas redes sociais.

A empresa lembrou que nem todo mundo gostou da ação em 2018, mas que ela ajudou a aumentar conversas e reflexões internas. Com os arcos dourados de 2019, o McDonald’s espera aumentar a conscientização sobre o preconceito inconsciente e a importância da inclusão no local de trabalho.

Paralelo a isso, a empresa também anunciou o lançamento de uma nova estratégia “Melhor Juntos: Equilíbrio entre Gênero e Diversidade”, que traz a promessa de melhorar a representação das mulheres, aumentar as oportunidades de progresso na carreira para todos os funcionários e trabalhar com franqueados e fornecedores para progredir no equilíbrio de gêneros globalmente até 2023.

A rede também está lançando um programa que permite que as mulheres aprendam habilidades relacionadas à tecnologia por meio de seu programa de educação e assistência.

“Tinha Que Ser Mulher” – Renault, DPZ&T e Vice

A Renault e a DPZ&T criaram um projeto especial em parceria com a Vice, para gerar visibilidade sobre a mobilidade urbana sob a perspectiva feminina. O projeto foi conduzido e elaborado apenas por mulheres das três marcas envolvidas.

Durante todo o dia 08/03, o Instagram da Vice Brasil acompanha trajetos diários de três mulheres com rotinas e estilos de vida muito diferentes, dando voz a elas para mostrarem como é esse deslocamento pela cidade de São Paulo e como isso é impactado pelo gênero. Uma repórter da equipe da Vice pega carona com as três personagens reais em diferentes partes do dia.

A Renault também promove o conteúdo em suas redes sociais antes e depois do Dia Internacional da Mulher, incluindo trailers convidando suas seguidoras no Facebook e Instagram a compartilharem suas próprias experiências.

Com base nas histórias registradas, a Vice criará artigos editoriais para seu website sobre dificuldades que a mulher encontra no dia a dia e dicas para que elas possam vencer esses obstáculos.

“Her Art Here” – United Airlines

A United Airlines optou por patrocinar artistas femininas, dando a duas mulheres a chance de criar algo em uma tela enorme: a lateral de um United Boeing 757.

A iniciativa da companhia é baseada em uma pesquisa do Museu Nacional de Mulheres nas Artes, que mostra que enquanto 51% dos artistas são mulheres, menos de 13% da arte mostrada em museus é feita por artistas femininas. Então, a United criou o “Her Art Here” em parceria com a Laundry Service e a Cycle Media.

Obrigada, 2019, até o momento do fechamento desta matéria, não vimos nenhum semáforo com cílios como ação especial para o Dia Internacional da Mulher neste ano!

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