Mamilos 190 – Depois do Parto: Histórias e Reflexões

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos

Entre os ouvintes do Mamilos, uma das pautas mais pedidas nos últimos tempos é o do puerpério.

Puerpério é o nome dado ao período do pós-parto, que tem uma duração aproximada de três à dez meses, nos quais a mulher vivencia uma série de adaptações físicas e emocionais. É também nesse período que a ela se depara com o confronto entre as expectativas construídas durante a gestação e a realidade trazida pela chegada do bebê.

É uma fase de muitas transformações, ainda mais porque por mais que avisem que é intenso, a mulher nunca está preparada para o impacto. O corpo muda demais: O útero que estava 150 vezes o seu tamanho natural começa a involuir, para cada dia que passa ele diminui cerca de 1 centímetro. Em função desse processo, as cólicas são comuns nos primeiros momentos, sobretudo ao amamentar. Também é comum o sangramento. Em muitos casos ocorre a incontinência urinária, caracterizada por um desejo incontrolável, e quase sempre súbito, de urinar. Dilatação e inchaço da região vaginal também são comuns nessa fase e isto independe do tipo de parto realizado. As mamas mais que dobram de tamanho com a chegada do leito e ficam doloridas. E não é só o corpo que muda: é a cabeça, a carreira, a vida sexual, a vida social, não fica pedra sobre pedra.

Mas o principal – e por isso mesmo mais complicado – é que a esmagadora maioria das mulheres que passa por esse período se sente só. E isso gera uma necessidade urgente de falar, de ouvir, de conectar. Em milhares de casas, todos os dias, ecoa a mesma pergunta: Será que foi só comigo?

Atendendo a esses pedidos, buscamos relatos diversos para abraçar diferentes experiências de puerpério. Mas claro, como sempre, a gente só dá o pontapé inicial dessa conversa. Na mesa, contamos com a presença de Helen Ramos, criadora do canal Hel Mother; e Juliana Gil, psicóloga trabalhadora do SUS há mais de dez anos no município de São Bernardo do Campo.

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO PATROCINA A BACHIANA FILARMÔNICA DE SÃO PAULO

O Bradesco acredita na cultura como um vetor de inclusão social. Dentre os diversos patrocínios que tem pelo país, está o da Bachiana Filarmônica de São Paulo, que é regida pelo pelo Maestro João Carlos Martins, um dos maiores intérpretes de Bach do século 20.

As apresentações já estão acontecendo e vão até outubro no Teatro Municipal de São Paulo. E na primeira apresentação, a orquestra fez uma versão especial da música “Beautiful”, da Christina Aguilera, que tocou no comercial de fim de ano do Bradesco. Aquele do vagalume, lembram?
Para ter mais informações acesse o site do projeto aqui.

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Nayara Cristina e Ricardo Terto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Marianna Schmidt.

========

FAROL ACESO

Helen: Série “SMILF”;

Juliana: Canal Hel Mother;

Cris: Série “Working Moms”;

Ju: Série “Coisa Mais Linda”.

Compartilhe: