TikTok é bloqueado na Índia por conteúdo ilegal

TikTok é bloqueado na Índia por conteúdo ilegal

Proibição não afeta número de usuários atual do aplicativo, mas barra seu crescimento em uma de suas regiões mais populares

por Matheus Fiore

Há mais ou menos dois meses, foi noticiado que o TikTok estava próximo de ser banido definitivamente da Índia. O motivo? Inúmeras pessoas estavam utilizando o popular aplicativo para praticar cyberbullying, o que chegou a acarretar no suicídio de jovens indianos. O banimento ainda não ocorreu, mas pelo menos por ora downloads do app estão banidos de dispositivos iOS e Android por todo o território do país.

Hoje, o Ministério de Eletrônicos e Tecnologia de Informação da Índia entrou com uma ordem para que tanto Apple quanto Google removessem o aplicativo de suas lojas, a App Store e a Play Store. Em fevereiro, o aplicativo já havia sido multado em U$ 5,7 milhões por violar as políticas de proteção de crianças. O banimento aconteceu pois o TikTok havia se tornado um meio para alguns usuários incitarem ódio e promoverem conteúdo pornográfico.

A notícia não impacta os 120 milhões de usuários indianos que já possuem o aplicativo, nem aqueles que fazem download por vias alternativas, mas certamente limita seu crescimento justamente no país onde há mais usuários. “Acreditamos no sistema judiciário indiano e estamos otimistas com uma possível mudança que seria benéfica para nossos mais de 120 milhões de usuários ativos na Índia, que continuam utilizando o TikTok para mostrar sua criatividade e registrar momentos importantes em suas vidas cotidianas.” disse um porta-voz da Bytedance, empresa responsável pelo app, em um pronunciamento oficial sobre o caso.

Com as repetidas situações ruins se tornando algo constante na trajetória recente do TikTok (principalmente na Índia), é possível que a Bytedance pense em alternativas para conservar sua imagem. Vale destacar que em 2018 a Bytedance chegou a ser a startup mais valiosa do mundo, mas é provável que os constantes “arranhões” na relação entre a sociedade e o principal produto da marca sinalizem uma desvalorização.

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