Cervejaria Goose Island recolhe mais de 7 toneladas de vidro em bares para promover descarte correto

Em parceria com a startup Green Mining, embalagens foram recolhidas em bares e restaurantes de Pinheiros e serão transformadas em novas garrafas

por Soraia Alves

A Cervejaria Goose Island fez uma parceria com a startup Green Mining para ajudar no descarte correto das embalagens de vidro em Pinheiros, bairro de São Paulo com uma grande concentração de bares.

Muitos bares e restaurantes da região acabam não descartando as embalagens de vidro de forma correta, tanto por uma questão de logística quanto de costume, já que no Brasil, menos de 50% das garrafas de vidro são recicladas.

Com isso, a iniciativa da Goose Island, por meio da Green Mining, tem recolhidos essas embalagens através de coletores que percorrem Pinheiros de bicicleta, pegando as garrafas de vidro dos estabelecimentos parceiros e levando para uma central de recebimento no centro do bairro. A partir disso o material é encaminhado para a Fábrica de Vidros da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro, onde é processado e transformado em novas garrafas.

O trabalho iniciado em março já passou por 35 bares e restaurantes, e juntou mais de 7 toneladas de garrafas de vidro. Todo esse material será reaproveitado.

Para garantir o funcionamento eficiente dessa economia circular, um sistema de certificação é feito em todas as fases do processo garantindo que todo o material coletado chegue ao seu destino final de maneira correta.

Thiago Leitão, gerente de marketing da Goose Island, lembra que “o vidro é um material reciclável, mas muitos ainda têm dificuldades em descartá-lo corretamente”, por isso a iniciativa quer mostrar isso ao maior número de estabelecimentos da região.

A Green Mining é uma startup paulistana que desenvolveu um sistema de otimização de hubs para a coleta de vidro. Ela faz parte da Aceleradora 100+ da Cervejaria Ambev, iniciativa lançada globalmente em junho de 2018 pela AB Inbev, que selecionou em parceria com o Pacto Global da ONU pequenos e médios empreendedores com propostas inovadoras para algumas das principais questões socioambientais da atualidade.

Compartilhe: