Google adiciona 53 novos emojis gender-fluid ao Android Q

Novidade é uma tentativa da empresa de simplificar o teclado emoji com caracteres mais universais

por Soraia Alves

O Google adicionará 53 novos emojis gender-fluid ao Android Q. Os novos desenhos serão incorporados aos poucos, até o final do ano, e foram projetados especificamente para não parecerem nem masculinos, nem femininos.

A novidade apresentada primeiramente no site Fast Company, é uma tentativa da empresa de simplificar o teclado emoji com caracteres mais universais, além de ser uma interpretação moderna do padrão anterior de emojis amarelos.

O número de emoji aumentou para mais de 3 mil desde que os 176 primeiros símbolos foram lançados em 1999. Muitos deles são justamente novas representações de raça e gênero, visando aumentar a diversidade no teclado dos usuários.

A nova abordagem do Google é criar designs de emojis que podem ser masculinos ou femininos. A abordagem varia entre os diferentes personagens. Alguns têm cabelos de comprimento médio e representações mais neutras.

De acordo com a designer do Google, Jennifer Daniel, não há uma maneira singular de acertar nessas representações: “O gênero é complicado. É uma tarefa impossível comunicar o gênero em uma única imagem. É uma construção. Pessoalmente, não acredito que exista uma solução de design visual, mas acredito que evitá-la é a abordagem errada aqui. Não podemos evitar raça, gênero, qualquer outro número de cultura e classe. Você tem que encarar isso na cara para entendê-lo. É o que estamos tentando fazer – encontrar os significantes que fazem algo parecer masculino ou feminino, ou masculino e feminino”, explica.

Por enquanto, os 53 novos emojis são exclusivamente do Google, ou seja, se você os enviar para um smartphone que não seja do Google, eles não serão vistos da mesma forma.

Compartilhe: