Radiohead tem músicas inéditas roubadas e responde ameaças disponibilizando-as na rede

Material inclui 18 horas de gravações do disco “OK Computer”; todo dinheiro arrecadado será convertido para movimento sociopolítico de pautas climáticas

por Matheus Fiore

Bandas como o Radiohead, conhecidas por seus experimentalismos, costumam ter muito material não comercializado ou divulgado oficialmente. Nos últimos dias, um hacker acabou tendo acesso a dezoito horas de material inédito da banda inglesa e pediu como “resgate” 150 mil dólares a Thom Yorke, o vocalista do grupo. Caso o pedido não fosse atendido, o hacker afirmou que soltaria o conteúdo todo na internet.

A reação da banda foi, no mínimo, inusitada. Em seu Twitter, o guitarrista Jony Greenwood (que também trabalha no cinema e fez trilhas de filmes como “Sangue Negro” e “Trama Fantasma”) manifestou-se explicando a situação.

“Nós fomos hackeados na última semana – alguém roubou arquivos do Thom gravados na época do ‘OK Computer’ e exigiu 150 mil dólares para não divulgar.” escreve Greenwood no pronunciamento; “Em vez de reclamar – muito – ou ignorar, nós vamos disponibilizar essas dezoito horas no Bandicamp como apoio ao Extinction Rebellion. Apenas pelos próximos 18 dias. Então, por 18 euros, você poderá descobrir se deveríamos ou não ter pagado o resgate.”.

“Esse conteúdo nunca foi planejado para consumo público (apesar de alguns clipes terem sido lançados em vídeo juntamente aos relançamentos do ‘OK Computer’), e é apenas tangencialmente interessante. E muito, muito longo. Não é um arquivo para baixar e ouvir pelo celular. Aproveite que lá fora está chovendo.”

A instituição escolhida pela banda, a Extinction Rebellion, é um movimento que utiliza manifestações não-violentas para praticar ativismo pela conscientização do iminente colapso climático e deter a perda de biodiversidade do planeta. Vale lembrar que a banda já demonstrava interesse na causa há um bom tempo. No último álbum lançado, “A Moon Shaped Pool”, a canção “Numbers” fala justamente das mudanças climáticas.

Para comprar as dezoito horas de material do Radiohead, clique aqui.

Compartilhe: