IKEA cria fonte a partir de seus sofás

Concebida pela Proximity London, tipografia aproveitou clima de brincadeiras em cima de plataforma da marca que permitia construir um sofá ao gosto do cliente

por Pedro Strazza

Já imaginou escrever um texto cujas letras fossem formadas a partir da combinação de sofás? Pois é exatamente esta ideia pouco convencional que levou a IKEA a criar a Soffa Sans, uma tipografia montada usando um mesmo tipo do móvel de unidade chave.

Concebido em parceria com a Proximity London, a fonte usa de base o “sofa planner” da sua filial Vallentuna e teve como inspiração uma pequena moda dos usuários de usar a plataforma de mini “Minecraft”: ao invés de usarem o site para planejarem os seus móveis do jeito que bem entendessem, o público estava lançando nas redes todo tipo de montagem maluca com o software, incluindo cabanas e até mesmo labirintos inteiros com as estruturas de estofo e encosto.

De acordo com Marcos Tejedor, líder de vendas em salas de estar da marca no Reino Unido e na Irlanda, as criações do público com a plataforma vinham divertindo a empresa não apenas pela bizarrice, mas pelas soluções inovadoras para seus produtos que surgiam entre as piadas. “Inspirado pela criatividade deles, nós lançamos a fonte mais ‘confortável’ do planeta. Sua forma modular e o espaço relaxado entre as letras faz dela uma das fontes mais versáteis, e nós estamos muito ansiosos para ver como ela será usada.” escreve sobre a ação.

Confira a tipografia completa do Soffa Sans abaixo:

Aproveitando o propósito do site da Vallentuna de calcular o preço dos sofás feitos na medida do cliente, a IKEA confirmou que o preço para fabricar a tipografia inteira da Soffa Sans seria de 106,32 libras.

Tem interesse em usar o Soffa Sans? Você pode baixar a fonte inteira aqui.

Compartilhe: