Anistia Internacional adota nova abordagem para “popularizar os Direitos Humanos”

São tempos difíceis para os Direitos Humanos, e a Anistia Internacional sabe disso. A ONG está adotando um novo foco em suas mensagens a fim de aumentar a conscientização sobre a importância da defesa dos Direitos Humanos.

Até hoje, a abordagem da Anistia Internacional para desafiar os abusos cometidos sempre se baseou em campanhas que cutucavam os líderes políticos para forçar uma mudança. Mas a eficácia dessa estratégia foi questionada recentemente.

Segundo Thomas Coombes, da própria Anistia, a ideia na qual a ONG se baseava era: “A mobilização da vergonha e a pressão da opinião pública forçará, em teoria, os governos a fazer a coisa certa”. Mas, segundo o Campaing, com a ascensão de líderes como Donald Trump, Rodrigo Duterte e Jair Bolsonaro, essa estratégia se tornou não funcional: “De repente percebi: como você envergonha um governo quando os líderes são desavergonhados?”, comenta Coombes.

A nova estratégia é “tornar os Direitos Humanos populares”. Para ajudar no processo, a ONG recrutou a Blue State, que trabalhou nas campanhas presidenciais de Barack Obama, além de empresas como Google e Lloyds Banking Group.


A mudança mais óbvia de ser observada é o afastamento das mensagens negativas contra governos para falar sobre pessoas perseguidas injustamente, a fim de tornar as comunicações da AI “mais sobre os humanos do que sobre os direitos”.

A nova abordagem trabalha com mostrar os problemas e também as soluções. O melhor exemplo refere-se ao impasse da atual situação na fronteira Estados Unidos-México, onde a administração de Trump foi acusada de operar espaços chamados de “campos de concentração”. Coombes diz que apenas mostrar as imagens de imigrantes presos em gaiolas não é o suficiente: “Precisamos mostrar às pessoas esse sofrimento, mas o que também precisamos fazer é mostrar comportamentos alternativos. Para cada vez que contamos a história do imigrante na jaula, precisamos contar a história da pessoa vinda de outro país que está construindo uma vida ao ser acolhida pelos americanos”.

Coombes finaliza ressaltando que essa nova abordagem também significa que a Anistia Internacional está muito mais disposta a mostrar quando os governos fazem a coisa certa: “Precisamos ser efusivos em nossos elogios aos políticos que mostram a humanidade, para que possam chamar a atenção tanto quanto os caras maus”.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

12 horas Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

1 dia Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

3 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

6 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás