Instagram vai permitir que usuários sinalizem postagens com fake news • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Instagram vai permitir que usuários sinalizem postagens com fake news

Postagens marcadas pelos usuários como suspeitas de promover desinformação serão ocultadas da aba "explore" e da pesquisa de hashtags

por Matheus Fiore

Nos últimos anos, as redes sociais têm se mobilizado para combater as fake news e banir os responsáveis por sua criação e compartilhamento. Em junho de 2019, uma pesquisa revelou que os americanos hoje temem mais as fake news do que sexismo, racismo, crise dos imigrantes e até as mudanças climáticas.

É fácil de compreender, portanto, porque o Facebook tem se mobilizado para combater a desinformação, e um exemplo foi a empresa expor e banir uma rede da extrema-direita européia de compartilhamento de notícias falsas que alcançava meio bilhão de pessoas e tinha planos de influenciar as eleições europeias. Agora, o Instagram, que também pertence à companhia de Mark Zuckerberg, também criou um novo recurso para combater o compartilhamento de mentiras em sua plataforma.

Nos Estados Unidos, os usuários do Instagram em breve poderão sinalizar quando encontrarem uma postagem que tenha conteúdo falso. Anunciado esta semana, o recurso identificará o conteúdo sinalizado e ocultará da aba “explore”, que é onde os usuários encontram conteúdo sugerido por algoritmo. As postagens sinalizadas também serão ocultadas das pesquisas em hashtag.

Como lembra a revista Time, os esforços do Facebook para combater as fake news são, hoje, bastante diversificados. A empresa possui 54 parceiros de checagem de fatos trabalhando em 42 idiomas diferentes. Em 2018, a plataforma chegou a remover mais de quinhentas páginas que propagavam conteúdo falso.

Outra informação importante foi trazida por um relatório do Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos, que descobriu que durante as eleições de 2016 usuários da Rússia tiveram mais engajamento no Instagram em relação ao Facebook. Isso sugere que desde aquela época a rede social de fotos já era um grande alvo dos criadores de fake news, mesmo que até então todos pensassem que o Facebook fosse o principal alvo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro