Snapchat utiliza efeito 3D para criar “selfies animadas”

Novidade é exclusiva dos novos iPhone, pelo menos por enquanto

por Matheus Fiore

Após o Instagram copiar o Snapchat com sua seção Story e assumir o posto de posto de principal rede social de vídeos, a Snap Inc vem trabalhando para lançar novidades que atraiam de volta o público para o app e mantenham os que ainda utilizam o aplicativo. A novidade da vez é um recurso que, por meio de um efeito 3D, cria “selfies animadas”.

O recurso se chama 3D Camera Mode, e permite que os snaps mudem a perspectiva e a aparência enquanto o usuário move o celular. A ferramenta faz uso do sistema TrueDepth da Apple (o mesmo utilizado para criar os Animojis), que permite que imagens sejam criadas com profundidade de campo.


Por ora, o recurso é exclusivo para os últimos modelos de iPhone, mas o Snapchat afirmou que, futuramente, o recurso será acessível para diferentes sensores de câmera e aparelhos Android. Ainda não há previsão para que isso aconteça. O Snapchat também disponibilizou um curto vídeo, de apenas trinta segundos, orientando o usuário que tenha o aparelho compatível para que ele possa encontrar e desfrutar da novidade.

Além dos filtros, o Snapchat tem investido em diversos recursos para manter-se vivo diante da competição do Instagram. Em abril de 2019, por exemplo, a empresa anunciou que começaria a introduzir jogos no aplicativo. Em julho do mesmo ano, as muitas novidades começaram a dar resultado, e o Snapchat ganhou 13 milhões de usuários ativos no último trimestre, graças ao seu projeto de expansão global, que fez com que a Snap ultrapassasse a marca de 200 milhões de usuários no app.

Compartilhe: