Atualização do Google permite que usuário delete registros do assistente de voz

Comandos de voz simples podem ser utilizados para apagar históricos recentes

por Matheus Fiore

A preocupação com a própria privacidade e segurança é um fator diferencial para quem navega na internet ou possui gadgets como um assistente virtual doméstico em sua casa. Nos últimos meses, foi descoberto que assistentes como o Google Home estavam registrando conversas de alguns de seus usuários, o que esquentou o debate sobre invasão de privacidade por meio de aparelhos do tipo.

Agora, o Google anunciou um pacote de atualização para seu assistente virtual, permitindo ao usuário apagar todos os registros. Claro que, na prática, isso não significa que a empresa não estará ouvindo ou até gravando o que as pessoas falam próximos do Google Home, mas pelo menos mostra um avanço na questão.

Para utilizar o recurso, o usuário do Google Home ou de qualquer smartphone que utilize o assistente virtual da empresa precisará apenas dizer “Hey, Google. Delete the last thing I sad to you” (“delete a última coisa que eu lhe disse”), ou “Hey, Google. Delete everything I said to you last week” (“delete tudo que eu te disse na última semana”). Ao usar os comandos, o histórico será deletado automaticamente.

Há também a opção de apagar todo o histórico, mas esse recurso não pode ser ativado por comandos de voz, apenas pelas configurações do assistente. A novidade chega na mesma semana em que o YouTube, que pertence ao Google, também liberou a opção do usuário apagar seu histórico de busca e visualizações.

Compartilhe: