Segundo Spotify, Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo

Consumo de podcast na plataforma brasileira tem crescido em uma média de 21% mensalmente desde janeiro de 2018

por Soraia Alves

O Spotify compartilhou uma pesquisa sobre o consumo de podcasts no mundo que coloca o Brasil como “o país do podcast”. Segundo os dados da plataforma de streaming, o consumo de podcast na plataforma brasileira tem crescido em uma média de 21% mensalmente desde janeiro de 2018.

O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, segundo pesquisa Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O mercado no país não para de se movimentar, criando cada vez mais possibilidades para quem produz e/ou consome os conteúdos em áudio.

Dezenas de milhões de usuários transmitem conteúdo de podcast mensalmente em todo mundo e a audiência global de podcasts do Spotify cresceu mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. Além disso, o Spotify atingiu a recente marca de mais de 500 mil podcasts na plataforma.

A plataforma ainda destaca que os gêneros de podcast mais ouvidos no Spotify Brasil são:

  1. Sociedade & Cultura
  2. Comédia
  3. Educação
  4. TV & Filmes
  5. Notícias
  6. Negócios
  7. Música
  8. Religião & Espiritualidade
  9. Lazer
  10. Esportes

Os 10 podcasts mais ouvidos no Brasil em audiência são:

  1. Café da Manhã
  2. Não Ouvo Podcasts
  3. Kpapo
  4. Eleição Na Chapa
  5. Oêa: Copa Feminina 2019
  6. Jogo de Damas
  7. Reply All
  8. Science Vs
  9. Serial Killers
  10. Xêpa / Não Salvo

Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina destaca que a plataforma quer ser a “número um do mundo e estamos focados no áudio mais do que qualquer outra empresa global. O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify em busca desse nosso objetivo, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope”, diz.

O Spotify, inclusive, escolheu o Brasil para sediar o Spotify for Podcasters Summit, evento que acontece ente hoje e amanhã (01 e 02/11), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com painéis, palestras e workshops para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas.

Compartilhe: