gf-b9

Google Fotos adiciona chat ao aplicativo e fica mais parecido com rede social

Mudança permite que usuários encaminhem fotos e tenham conversa privada, tal qual acontece em apps como WhatsApp e Instagram

por Matheus Fiore

O Google está implementando uma novidade bastante interessante ao seu aplicativo de armazenamento de imagens, o Google Fotos. Agora, os usuários poderão utilizar o app para encaminhar fotos diretamente para seus contatos, pois o aplicativo oferecerá um chat próprio e integrado.

Em um período no qual o compartilhamento de fotos e vídeos é algo tão presente na vida online – vide o sucesso do Snapchat e do Instagram –, não chega a surpreender a adição do chat para compartilhamento rápido de fotos. O Fotos já havia implementado, anteriormente, outro recurso que também fazia do app um recurso de uso interativo entre múltiplas pessoas, o compartilhamento de álbuns.

Com a novidade, porém, você não precisará mais criar um álbum compartilhado para mostrar algo para seus amigos. O sistema de mensagens permite que, caso ambas as pessoas tenham o Google Fotos instalado, elas troquem fotos de forma direta e privada, bem como acontece no próprio Instagram, no Snapchat ou até mesmo em outros aplicativos de conversas, como WhatsApp e Telegram.

Como pontua o The Verge, apesar de a priori não parecer, a mudança pode ser um grande passo para o Google. É a primeira vez que a empresa faz uma alteração que aproxime o Google Fotos de uma rede social. Visto por anos apenas como um banco de dados para armazenas fotos e vídeos, o Fotos pode, aos poucos, se tornar mais relevante graças a essa interatividade.

O Facebook anunciou recentemente uma nova função que permite ao usuário conectar seu perfil diretamente no Google Fotos, e transferir com mais facilidade todas as suas fotos e vídeos da rede social para o banco de arquivos do Google. É possível imaginar, portanto, que o Google esteja disposto a trazer mais novidades e continuar investindo no Google Fotos.

Compartilhe: