Engajamento ambiental faz marcas de moda possibilitarem protagonismo ao consumidor • B9

Engajamento ambiental faz marcas de moda possibilitarem protagonismo ao consumidor

De assinaturas em clubes verdes a jeans que consomem menos água, a indústria da moda já responde aos anseios de consumo deste tempo

por Mark Cardoso
Capa - Engajamento ambiental faz marcas de moda possibilitarem protagonismo ao consumidor

Os tempos são outros. Nas últimas semanas, fomos bombardeados por notícias trágicas de intercorrências ambientais e de negligências governamentais quanto à preservação do Meio Ambiente. Com isso, enquanto o consumidor tem ouvido que o ministro do Meio Ambiente se reúne com infratores ambientais e cancela fiscalização em áreas de reserva, o ímpeto de fazer algo ou valorizar marcas que estão fazendo algo aumenta.

Durante a minha pesquisa de mestrado em branding, na UnB, eu pude conhecer algumas iniciativas de engajamento ambiental como estratégia de desenvolvimento de marca. Algumas, seguindo a tendência de comportamento do consumidor que, uma vez consciente, terceiriza sua ‘responsabilidade’ às marcas. Outras, ações diretas, de marcas conscientes, que incluem escolhas sustentáveis na gestão de seus negócios.

Na moda, mais recentemente, a Forum e a Farm se uniram ao SOS Mata Atlântica em iniciativas que possibilitam o engajamento do público com a causa ambiental e sustentável por meio das suas escolhas de consumo. Na Farm, o consumidor pode assinar um clube por meio do qual, com R$ 10 mensais, é feito o plantio de árvores em região de reflorestamento, entre outras frentes de conservação. Inclusive, a marca carioca aproveitou o frisson da Black Friday para instituir o que chamou de Green Friday, investindo esforços de comunicação no incentivo à assinatura que visa à conservação do meio ambiente.

“Ao todo, a meta para o primeiro ano do Clube FARM era o plantio de 5 mil árvores nativas de Mata Atlântica. Ao aderir o Clube, o consumidor tem acesso a produtos exclusivos, mimos, descontos especiais e convites para eventos, como contrapartida”, explicou Luiz Soares, assessor de comunicação da ONG. Entretanto, conforme apuramos, quase 10 mil ávores já foram plantadas.

No caso da Forum, o protagonismo é da própria marca, que lançou, neste ano, uma linha eco-friendly de jeans, por meio da qual reduziu em 90% o consumo de água no processo de produção de calças, além do uso de corantes naturais no tingimento. E junto ao SOS Mata Atlântica, a grife paulistana colocou na rua uma coleção de camisetas que trazem, na estamparia, fotos de satélite de áreas desmatadas com o objetivo de visibilizar a causa. A cada venda de camiseta, a ONG recebe R$ 5.

Junto com marca de moda, ONG pretende dar mais visibilidade ao desmatamento brasileiro

O leitor também pode fazer uma doação direta e colaborar com a preservação, conservação e recuperação de áreas de Mata Atlântica.

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