Pesquisa da Electrolux mostra "expectativa x realidade" das pessoas sobre sustentabilidade • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pesquisa da Electrolux mostra “expectativa x realidade” das pessoas sobre sustentabilidade

Em toda a América Latina ainda há muito questionamento sobre práticas positivas para o meio ambiente

por Soraia Alves

A Electrolux, junto à empresa United Minds, conduziu uma pesquisa global para descobrir os comportamentos e preocupações das pessoas quando o assunto é sustentabilidade. Foram entrevistados mais de 9 mil moradores de São Paulo, Santiago, Buenos Aires, Estocolmo, São Francisco, Shangai, Hanói, Varsóvia e Melbourne.

Entre os destaques, a pesquisa aponta que 1 a cada 2 pessoas se considera consciente em relação ao meio ambiente. Ainda assim, na América Latina ainda há muito questionamento sobre práticas positivas para o meio ambiente: mais da metade dos latino-americanos não sabem definir quais escolhas de consumo são mais sustentáveis, contra 30% entre os
demais entrevistados.

Poluição, deficiência de água e desastres naturais são as maiores preocupações globais. Em São Paulo, 55% dos ouvidos se dizem preocupados com a poluição da água e, em média, 59% dos entrevistados latino-americanos se esforçam para economizar água e energia. Porém, entre os entrevistados nos demais países, o que se destaca é a separação e coleta de resíduos entre as práticas sustentáveis mais comuns.

Quando questionados sobre o que consideram uma atitude sustentável na alimentação, 66% dos ouvidos na capital paulista citam evitar o desperdício de comida como fundamental, além da redução do consumo de carne. Porém, há dúvidas se uma alimentação baseada em vegetais oferece
todos os nutrientes necessários.

Já 69% em relação ao vestuário, 79% dos participantes do estudo em São Paulo têm consciência sobre a necessidade de prolongar a vida útil das roupas. E, de forma geral, as pessoas dizem buscar conveniência na hora de cuidar das roupas.

Para 51%, a poluição externa é pior que o ar respirado dentro de casa. E aqui na América Latina a preocupação é legítima: a concentração de poluentes está acima da média recomendada pela OMS, de 2,5 ug/m3. Em Santiago, considerada uma das cidades mais poluídas do mundo, 42% afirmam que gostariam de usar um purificador de ar, acima da média global que é de 37%. Já em São Paulo, onde 91% se preocupam com a poluição da cidade, as pessoas entrevistadas citaram usar plantas como limpadores de ar (40%), aspirador de pó regularmente (36%) e purificador de ar (36%).

O resultado também serviu como referência para a companhia ajustar seu plano estratégico batizado de Better Living Program. Até 2030, a Electrolux quer tornar a alimentação saudável a escolha preferencial das pessoas, dar maior durabilidade às roupas, contribuir para que as casas fiquem livres de alérgenos e ainda tornar o negócio neutro e circular com o menor impacto possível ao meio ambiente e à sociedade.

Entre os compromissos do projeto está a redução de 5% ao ano do consumo de recursos hídricos em todo o processo produtivo da empresa, que também fará um investimento cada vez maior para o desenvolvimento de lavadoras que economizam água nos ciclos de lavagem.

Até 2030, a empresa pretende diminuir na América Latina as emissões de carbono na produção, operações e transportes, contribuindo para a meta global de redução de 50% do impacto até 2020 (quando comparado a 2005). Neste período, o objetivo é também reduzir em 50% o gasto total de energia das plantas da América Latina que virá de fontes renováveis.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro