Disney está derrubando venda online de bonecos não autorizados do Baby Yoda

Lojas que vendem versões artesanais pelo Etsy estão sendo notificadas por uso indevido de termos como "Star Wars", "Mandalorian" e "Yoda"

por Matheus Fiore

O sucesso do Disney+ já era esperado pela Disney. O sucesso da série “The Mandalorian”, ambientada no universo de “Star Wars”, também (talvez). O que a empresa não esperava era que um coadjuvante específico, verde e pequenino conquistaria tantos fãs: o Baby Yoda se tornou um sucesso na internet.

Com o sucesso inesperado do personagem, a Disney correu para criar o merchandising e lucrar em cima da imagem do alienígena. O seu boneco Funko Pop!, por exemplo, já está disponível na pré-venda, mesmo que só chegue às lojas em maio. Aliás, o Funko se tornou, inclusive, o boneco mais vendido da Amazon, mesmo que na pré-venda.

Agora, a Disney está caçando as versões falsas dos brinquedos de “The Mandalorian”. De acordo com o The Verge, a empresa está vasculhando o Etsy, importante site de venda de brinquedos artesanais, para derrubar as lojas que estejam vendendo bonecos do Baby Yoda. A maioria, porém, são bonecos artesanais, feitos com pano e por vendedores informais, que os criam em casa.

Vários vendedores informaram ao The Verge que tiveram seus produtos removidos da plataforma. Uma das vendedoras afirmou que estava, há pelo menos um mês, vendendo bonecos artesanais e caseiros do Baby Yoda, mas teve sua conta desativada após receber uma notificação da Disney pelo uso dos termos “Star Wars”, “Yoda” e “Mandalorian”.

Um dos produtos baseados em “A Criança” de “The Mandalorian” que a Disney derrubou por direitos autorais

A janela de tempo entre o começo da comercialização dos bonecos e as reclamações da Disney sugere que a empresa só começou a se manifestar oficialmente quando passou a ter seus produtos oficiais disponíveis para compra. A ideia, provavelmente, é fazer com que as versões falsas não sejam encontradas, mas que as oficiais, sim. Afinal, caso um cliente interessado procure por um brinquedo do Baby Yoda e não encontre nem original, nem pirata, de nada adianta para a empresa.

Compartilhe: