Snapchat lança novo recurso para garantir saúde mental dos usuários

Ferramenta vai trazer conteúdo de aconselhamento a usuários que buscarem termos relacionados ou que engatilham depressão e ansiedade na plataforma

por Pedro Strazza

A questão da saúde mental é item fundamental para qualquer rede social que busca não intoxicar seu ambiente, especialmente em tempos onde a atuação geração jovem sofre com uma taxa maior de suicídios em relação a antecessores. O Snapchat pelo visto está consciente da gravidade do tema, pois acaba de introduzir nesta terça (11) um novo recurso em seu aplicativo que é focado justamente na garantia desta qualidade de vida na sua comunidade.

Intitulada “Here For You”, a função no caso é disparada quando o usuário busca temas relacionados a depressão e ansiedade na plataforma, incluindo conteúdos que podem engatilhar usuários com a doença e variantes – como a procura por publicações relacionadas a “thinspiration”, que mostram pessoas magras e podem incentivar a anorexia. Conforme estes termos forem lançados, o app vai intervir com conteúdos de ajuda escritos por experts nas respectivas áreas.

O conteúdo trabalhado para o Here For You é similar aos posts habituais do app, adequado ao formato de dez segundos e com botões que podem ser acionados pelo usuário para saber mais informações sobre os temas discutidos. O Snapchat deve firmar parcerias com parceiros locais de cada região onde atua para tornar estes vídeos ainda mais capazes de se infiltrar entre as comunidades, além de tornar acessível as práticas utilizadas na iniciativa para instituições sem fins lucrativos e dedicadas ao combate destas doenças.

No anúncio oficial da ferramenta, a vice-presidente de políticas globais da companhia Jen Stout confirma que o Snapchat é recorrentemente utilizado por alguns usuários para o fornecimento deste tipo de conteúdo. “Nós estamos buscando uma alternativa saudável que providencie ferramentas de fácil acesso ao público jovem dentro do aplicativo” escreve a executiva, que não divulgou dados relacionados ao tema; “Este é o primeiro passo para um trabalho no qual nós queremos providenciar os recursos certos aos usuários”.

Apesar de ser disponibilizado hoje, o Here For You deve segundo o Snapchat ganhar mais atualizações e novidades durante o próximo ano.

Compartilhe: