Google remove quase 600 apps da Play Store por propagandas irritantes

O Google fez uma limpa na Play Store, a loja de download de aplicativos feita para dispositivos Android. A empresa removeu de sua plataforma quase 600 aplicativos, tudo porque eles utilizavam propagandas irritantes demais. Segundo uma postagem no blog do Google, alguns dos aplicativos também estão banidos de monetizar propagandas, mesmo que eventualmente possam voltar à loja.

O tipo de propaganda que causou a remoção dos aplicativos é bastante específico. Os apps banidos não são, por exemplo, necessariamente aqueles que utilizam muitas propagandas, e sim aqueles que utilizam propagandas que surgem em momentos inesperados – em alguns casos, até mesmo quando o usuário não está utilizando o aplicativo.

Propagandas do tipo não são novidade em smartphones. Com o tempo, porém, elas se tornaram mais invasivas. Hoje, há apps que projetam propagandas que cobrem toda a tela durante ligações telefônicas ou outras atividades. A remoção, apesar de importante, representa uma mudança pequena em uma loja que possui em torno de três milhões de aplicativos em sua plataforma.

Como comenta o TheNextWeb, a Play Store é mal vista em relação à sua concorrente, a AppStore, da Apple. Isso ocorre porque a plataforma iOS é mais rígida quanto aos apps que podem ser exibidos em sua loja, fazendo com que programas maliciosos sejam algo mais raro. O Google, portanto, vem mudando suas diretrizes para tornar a Play Store um ambiente mais seguro para o usuário.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

WhatsApp transforma música perdida de Gilberto Gil em case de privacidade com versão de Liniker

O WhatsApp encontrou um jeito criativo de falar sobre criptografia: usar uma música de Gilberto Gil perdida há 40 anos…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

Mercado Livre cria festival de música próprio para conquistar Gen Z (e vira Lollapalooza do e-commerce)

O Mercado Livre decidiu que não basta vender produtos para a Geração Z – precisa criar experiências culturais. O e-commerce…

1 semana Atrás
  • Publieditorial

★ O futuro é cooperativo: a hora de apostar no poder do coletivo é agora

Crises climáticas, desigualdades e a busca por bem‑estar financeiro criaram o ambiente perfeito para soluções baseadas na colaboração. É nesse contexto…

1 semana Atrás
  • Cultura

Stranger Things divide temporada final em 3 partes e deixa episódio derradeiro para virada do ano; assista ao teaser

A Netflix encontrou um jeito de transformar a despedida de Stranger Things em evento de fim de ano: dividir a…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Nike transforma Kerolin em protagonista de game show de terror e leva experiência ao Villa-Lobos em SP

A Nike decidiu que a melhor forma de promover futebol feminino é transformando dribles em questão de sobrevivência. Kerolin, atacante…

2 semanas Atrás
  • Brasil
  • Negócios

Vivo lança “IA Delas” para reverter cenário onde só 22% dos profissionais de IA são mulheres

A Vivo decidiu enfrentar um dado incômodo: apenas 22% dos profissionais de inteligência artificial no mundo são mulheres (Fórum Econômico…

2 semanas Atrás