Amazon Go Taking Cash

Amazon começa a licenciar tecnologia de caixas automatizados para outros varejistas

Serviço será vendido com o nome Just Walk Out e deve contar com pequenas mudanças em relação ao sistema original, incluindo ausência de escaneamento de código gerado em aplicativo no pagamento

por Pedro Strazza

Os caixas automáticos vão deixar de ser exclusivos da Amazon Go. De acordo com a Reuters, a Amazon está abrindo esta semana a divisão de licenciamento da tecnologia para terceiros, com diversos varejistas já tendo fechado acordo para incorporar o sistema a suas unidades. O plano da empresa, pelo visto, é vender os caixas com o nome Just Walk Out.

Embora o plano corrobore os relatos do fim de 2019, que diziam que a companhia estava desenvolvendo uma estratégia de expansão de sua rede do Go junto do início do licenciamento, a tecnologia a ser revendida pela Amazon para a concorrência ainda é diferente da que ela usa atualmente nas unidades. A principal diferença está no pagamento: ao invés do cliente escanear um código gerado em um aplicativo para celular, o sistema “externo” do Just Walk Out deve contar com uma entrada para cartão de crédito na entrada das lojas.

Além dos totens de entrada e saída, a Amazon também vai oferecer a instalação de câmeras de teto e sensores de peso de prateleiras no licenciamento da tecnologia, junto com um serviço de atendimento 24 horas aos clientes.

À Reuters, o vice-presidente de varejo e tecnologia da empresa Dilip Kumar declara que por enquanto a Amazon pode “potencialmente” fornecer o Just Walk Out à concorrência imediata de redes como a Walmart e a Target, além de confirmar que quaisquer dados gerados pelo sistema não serão fornecidos aos parceiros ou a terceiros. Informações sobre o modelos de negócios em torno dos acordos de licenciamento não foram divulgados ao público.

Compartilhe: