Plataforma para artistas do Amazon Music vai oferecer dados de pesquisa por voz da Alexa

Plataforma para artistas do Amazon Music vai oferecer dados de pesquisa por voz da Alexa

Amazon Music for Artists inclui oferta de informações de quantas vezes um artista, um álbum ou uma faixa foram requisitados pelos usuários da assistente virtual

por Pedro Strazza

Nos passos (tardios) do Spotify e do Apple Music, a Amazon anunciou nesta sexta (13) o lançamento de uma nova plataforma de dados para o Amazon Music. Com o nome simples Amazon Music for Artists e disponível para iOS e Android, a seção conta com ferramentas bastante similares à da concorrência para fornecer os dados importantes a músicos e produtores sobre como seus fãs consomem seus trabalhos.

O grande barato da plataforma, porém, é a adição de um novo segmento de dados: os de comando de voz. Por pertencer à Amazon, o site tem acesso a todas as informações sobre como os usuários da Alexa pedem música à assistente, incluindo aí o total de pedidos por faixas do artista, seu álbum ou uma canção em específico.

A novidade abre todo um leque novo de possibilidades para a indústria da música. Como bem lembra o The Verge, o diretor da Amazon Music Ryan Redington chegou a afirmar em uma conferência em Nashville no ano passado que o comando “Alexa, play…” é o segundo mais popular da assistente virtual, perdendo apenas para a marcação de alarmes.

Além da popularidade, os usos variados de música nos aparelhos da Amazon a partir da assistente também criam potenciais mercados de nicho para a indústria, incluindo faixas para a configuração de alarmes. Com os recursos providenciados pelo Amazon Music for Artists, estas possibilidade são reais.

No mais, os recursos do Amazon Music for Artists são bastante similares ao Spotify for Artists, como a oferta de insights com base em dados de localização, contagens de streams em tempo real, que tipos de ouvintes mais escutam os artistas e em quais playlists e estações as faixas estão mais presentes. As informações incluem coleta de dados até o início de 2018 e são atualizadas de hora em hora.

Vale acessar o site oficial do aplicativo para mais informações sobre o Amazon Music for Artists. De acordo com a Amazon, os produtores musicais que estão assinados com a CD Baby devem ter acesso mais rápido a plataforma agora no lançamento, mas o plano é que mais distribuidoras fechem acordo com o site nos próximos dias.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link