Criado pela CDC e Microsoft, bot Clara faz triagem de sintomas do COVID-19

Bot ajuda a discernir sintomas de pacientes para evitar sobrecarga dos sistemas de comunicação do órgão

por Matheus Fiore

Diante da pandemia do coronavírus, que já se espalhou por todo o mundo, diversas empresas estão se mobilizando para encontrar soluções tecnológicas que ajudem a humanidade a melhor entender, tratar, prevenir e curar o vírus. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos criou um bot que ajuda pessoas a tomar decisões caso identifiquem potenciais sintomas do COVID-19.

Nomeado Clara, o projeto é uma parceria do CDC Foundation com a Healthcare Bot da Azure da companhia. Em seu blog oficial, a Microsoft diz que fará uma triagem de pacientes com sintomas de gripes ou resfriados, para determinar a prioridade no atendimento. A ideia é evitar a superlotação das instalações de saúde, algo que poderia levar todo o sistema ao colapso.

O bot destina-se a ajudar o Centro de Controle de Doenças a responder com mais consultas, permitindo que médicos cuidem de seus pacientes mais críticos. O bot, porém, não é capaz de fazer diagnósticos ou recomendar tratamentos, apenas responder as perguntas das pessoas sobre seus sintomas e dar recomendações sobre precisar ou não de cuidados médicos.

A Microsoft, vale lembrar, já havia contribuído para a sociedade criando um site que acompanha, em tempo real, a evolução da pandemia no mundo. No mapa, podemos observar como o coronavírus está se comportando nos países, com direito a dados sobre número de infectados, falecidos e recuperados do COVID-19.

Você pode acessar a Clara aqui.

Compartilhe: