Sony revela o controle do PlayStation 5 e sim, ele é branco
dualsense-ps5

Sony revela o controle do PlayStation 5 e sim, ele é branco

Novidades do DualSense incluem mecâncias hápticas embutidas e gatilhos que se adaptam às condições dos games

por Pedro Strazza

Embora não tenha divulgado o visual do console em si, a Sony enfim revelou nesta terça-feira (7) o controle do PlayStation 5. E o aparelho carrega duas quebras gigantes de expectativa: a marca DualSense, que substitui o DualShock dos antecessores; e o visual predominantemente branco, oposto ao tradicional preto de ocasiões anteriores.

O controle não é 100% branco, porém. Apesar do corpo ser todo da cor, a Sony deixou a seção de baixo, dedicada aos joysticks, e os quatro gatilhos no preto original, destacando o maior arredondamento destas áreas.

Para além do design, o novo DualSense traz novidades também pelo lado de operação, em especial as mecânicas hápticas e os gatilhos “adaptativos” que já haviam sido confirmados no primeiro anúncio do console. Outras mudanças são a adição inédita de um microfone integrado e a opção de conexão por USB-C.

Há também algumas alterações bem discretas que misturam o setor de design com o lado prático do aparelho, incluindo aí o corte novo do botão PlayStation no centro (que agora tem o formato do logo da divisão de games da Sony) e a renomeação do botão de compartilhamento para “create”. Este último deve ganhar mais atributos, de forma a atender a promessa da Sony no anúncio de gerar “novas formas para os jogadores criarem conteúdos de gameplay épicos e compartilhar com o mundo”.

A expectativa agora é que mais detalhes sejam divulgados ao público quando mais detalhes sobre o hardware do PS5 forem expostos pela companhia. Ainda não se sabe o preço de venda do DualSense, mas a previsão é de que seja mais caro que o DualShock 4 em seu lançamento – US$ 59,99 na época.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link