Sony confirma lançamento do PlayStation 5 para o fim de 2020

Controle com mecânicas hápticas e completa customização da memória dos jogos são os principais diferenciais do novo console da companhia

por Pedro Strazza

Depois de alguns meses de especulação, enfim aconteceu. Em suas redes sociais, a Sony confirmou na manhã de hoje (8) que deve iniciar a próxima geração de videogames nas férias de 2020, quando coloca no mercado oficialmente o tão esperado PlayStation 5.

Em um post no blog oficial da companhia, o presidente e CEO da Sony Interactive Experiences Jim Ryan escreve que uma das principais metas da marca com o novo console é de “aumentar a imersão enquanto você joga”. Para tanto, o controle do PS5 virá com dois diferenciais maiores: a inclusão de mecânicas hápticas nos joysticks, que possibilitam ao jogador sentir todo tipo de textura enquanto joga, e a customização dos tradicionais gatilhos L2 e R2, que agora poderão ter regulados pelos desenvolvedores sua resistência ao serem apertados.

Uma reportagem da Wired também apresenta maiores detalhes técnicos do PS5, que entre outras coisas será capaz de instalar segmentos específicos do software de cada jogo. O objetivo, pelo menos de acordo com o arquiteto do console Mark Cerny, é permitir que o usuário tenha total controle sobre a memória de seu hardware: se o jogador desejar, por exemplo, ele pode deletar os dados da campanha single player do game após terminá-la, mas manter as opções multiplayer para disputar partidas com os amigos quando quiser.

A ideia, claro, é melhorar a experiência online fornecida pelo console, que agora deve superar o sofrimento básico de inicializar constantemente os jogos e centralizar todas as informações de status dos jogadores numa mesma tela.

Compartilhe: