Novas ferramentas de controle parental do TikTok permitem que pais ajustem experiência dos filhos à distância

Plataforma também desativou o uso de DMs para todos os usuários com menos de 16 anos para se prevenir da atuação de predadores sexuais

por Pedro Strazza

Depois da Netflix na semana passada, agora é a vez do TikTok aumentar as possibilidades de controle de contas infantis pelos responsáveis. A rede social anunciou nesta quinta (16) uma atualização da seção de controle parental que entre outras coisas permite que os adultos customizem as experiências dos pequenos à distância, a partir de um recurso que sincroniza os smartphones envolvidos.

Nomeado “Family Pairing”, a ferramenta permite aos pais e responsáveis que a partir de seus respectivos celulares eles desabilitem DMs, moderem conteúdo e até estabeleçam limites de tempo no uso da conta da criança. No anúncio no blog oficial, a companhia escreve que o recurso deve ajudar a “promover uma experiência mais segura e confiável a usuários de todas as idades” e promete dar insights nas próximas semanas sobre o comportamento dos jovens na plataforma para “facilitar conversas importantes sobre navegação responsável” dentro das famílias.

Junto da ferramenta, o TikTok também confirmou que vai desabilitar o uso de mensagens privadas para todos os usuários registrados com menos de 16 anos na plataforma. A atualização é importante: em junho de 2019, uma reportagem do BuzzFeed News mostrou que o aplicativo da ByteDance teria se tornado num campo de atuação de predadores e pedófilos, com o ambiente privado servindo de principal ferramenta a seus fins.

No caso do Family Pairing, o recurso chega mais de um ano depois do TikTok receber uma multa de 5,7 milhões de dólares da Federal Trade Commission por ter quebrado regras de privacidade infantil, uma violação gerada justamente porque estar permitindo usuários com menos de 13 anos entrar na rede social sem autorização de responsáveis. A nova ferramenta já vinha sendo testada desde o início deste ano na Europa com o nome provisório de “Family Safety Mode”.

O funcionamento do Family Pairing é simples e soluciona uma preocupação das crianças poderem desativar sozinha as decisões dos adultos. Isso pode acontecer agora se os menores desativarem o link, claro, mas aí a plataforma gera uma notificação às duas contas e permite reconexão rápida.

Compartilhe: