Guerra das animações: Universal assume produção dos filmes da LEGO para fazer frente a Disney

Guerra das animações: Universal assume produção dos filmes da LEGO para fazer frente a Disney

Estúdio firmou acordo de cinco anos com a LEGO Group e agora conta com um número idêntico ao da Disney de estúdios dedicados a produções para o público infantil

por Pedro Strazza

Com os esforços da WarnerMedia de tornar a LEGO numa franquia nos cinemas caindo por terra a ponto da companhia firmar acordo com a Funko, era apenas questão de tempo até que alguém decidisse pegar os direitos da marca de blocos de montar para si. E nesta quinta-feira (23) este momento enfim chegou: a Universal Pictures anunciou ao mundo que firmou uma parceria de cinco anos com a LEGO Group para o desenvolvimento exclusivo de filmes baseados nos produtos da empresa.

De acordo com o Deadline, o negócio só foi possível porque um dos projetos até então em desenvolvimento na Warner com a marca foi engavetado, o que por sua vez ativou uma cláusula que permitiu à LEGO negociar os direitos com outros no mercado. Vale lembrar que a companhia já mantinha uma parceria em outras frentes com a Universal: as duas produziram juntas nos últimos anos séries e jogos inspirados na franquia “Jurassic Park”, incluindo uma animação para a TV intitulada “LEGO Jurassic World: Legend of Isla Nublar”.

Mais impressionante, porém, é que com o acordo a Universal agora forma uma tríade de fontes de rendas baseadas em produções infantis, que inclui ainda a Illumination Entertainment (responsável por “Meu Malvado Favorito”) e a DreamWorks, e passa a rivalizar no segmento com os estúdios de animação da Disney – que além do principal conta também com a Pixar e a Blue Sky. A marca da LEGO já se provou fortíssima nas bilheterias: só o primeiro “Uma Aventura LEGO” registrou quase meio bilhão de dólares em sua passagem pelos cinemas.

No anúncio, a presidente da Universal Filmed Entertainment Group Donna Langley escreve que a parceria com uma marca “tão icônica, que permanece relevante e está constantemente evoluindo” permite ao estúdio ser criativo na escolha das produções, inspirando “curiosidade e inovação” para o futuro da empresa.

Todos os filmes da LEGO agora passam a ser supervisionados pela presidente de entretenimento do grupo, Jill Wilfert, enquanto a Universal escolheu os produtores Dan Lin e Jonathan Eirich para fazer a intermediação do gerenciamento. Ambas as companhias no momento não divulgaram projetos ou datas de futuros lançamentos baseados no acordo.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link