Nova inteligência artificial do Facebook ajuda você a identificar e vender produtos na rede

Empresa afirma que quer transformar qualquer item postado na plataforma em algo comprável

por Matheus Fiore

O Facebook está investindo bastante nas ferramentas de vendas de sua plataforma. Primeiro, a empresa anunciou, para o próprio Facebook e para o Instagram, a implementação do Shops, funcionalidade que permite que mais negócios operem nas redes sociais, agora, está trabalhando em uma inteligência artificial capaz de identificar qualquer produto postado na rede social.

A ferramenta consiste em um modelo de reconhecimento universal de produtos, que utiliza inteligência artificial para identificar quaisquer bens de consumo, desde mobília à carros. Com a implementação de tal tecnologia, o Facebook tornaria-se uma plataforma ainda mais propensa aos negócios, incluindo compras e vendas entre os próprios consumidores, como já há em plataformas como Amazon, eBay e MercadoLivre.

Nós queremos que tudo e qualquer coisa que esteja na plataforma seja comprável, desde que a experiência pareça correta”, afirmou Manohar Paluri, chefe de Visão de Computação Aplicada do Facebook ao The Verge. A empresa ainda afirma que esse sistema de reconhecimento de itens é apenas uma pequena parte de uma série de atualizações relacionadas a e-commerce que a empresa pretende implementar em um futuro próximo.

O grande diferencial as novidades que estão sendo implementadas para o Facebook, é que a plataforma poderá, no futuro, operar como um grande centro comercial para as mais diversas esferas. Desde fornecedores e grandes, médias e pequenas empresas, até compras simples e informais entre usuários comuns, tudo poderá acontecer dentro da própria plataforma do Facebook.

Compartilhe: