Google Assistente testa verificação de voz para confirmar compras online

Um novo programa piloto do Google Assistente está experimentando o recurso de verificação de voz do aplicativo para autorizar compras online realizadas pelo usuário. A informação vem do Android Police, que confirmou com o Google a existência do teste e afirma que o recurso deve auxiliar os usuários dos smart speakers da companhia a realizar aquisições materiais pelos aparelhos.

A nova função por enquanto está restrita a compras realizadas dentro do aplicativo do Google Play e alguns pedidos específicos de restaurantes delivery, mas pode ser acessado pelos usuários na seção de configurações de pagamentos e segurança do Assistente sob o nome “Confirm with Voice Match”. Ao ser habilitado, o app disponibiliza uma página nova que permite que o usuário crie alguns passos extras de verificação para compra, mas de acordo com o Android Police apenas alguns usuários vão conseguir configurar tudo e conseguir acesso ao recurso – ainda é um programa piloto, afinal.

Os usuários que já tentaram habilitar a autenticação por voz ainda relatam que o Google Assistente comenta que “alguém com uma voz similar ou gravação pode confirmar compras nos aparelhos que você estiver logado”, além de confirmar que a ferramenta não é tão perfeita quanto deveria no momento. Há também um limite imposto pelo próprio Google ao quanto de grana tu pode gastar através da ferramenta – embora um valor numérico ainda esteja para ser divulgado ao público.

A novidade chega num momento em que o Google dá toda a cara que vai buscar explorar o “mercado de voz” com o Assistente. Em abril, o 9to5Google chegou a reportar que a companhia estava atualizando a IA do programa com um treinamento mais encorpado de reconhecimento de voz, afim de aumentar sua precisão quando para distinguir pessoas entre si.

A função é mais ou menos parecido com o que a Alexa da Amazon possui hoje, com compras sendo autorizadas por voz a partir de um PIN fornecido pelo usuário. A questão é que o Google parece mirar o próximo passo neste procedimento, com o público confirmando com senhas fáceis as suas compras.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

1 dia Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

2 dias Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

4 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

7 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

1 semana Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás