Crise gerada pela pandemia leva Starbucks a fechar 400 lojas e apostar em pedidos online • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Crise gerada pela pandemia leva Starbucks a fechar 400 lojas e apostar em pedidos online

Companhia também vai aumentar apostar em unidades que privilegiam o consumo para viagem depois de sofrer uma queda de até 40% nas vendas em maio

por Pedro Strazza

A pandemia do coronavírus deixou o Starbucks numa posição delicada dentro do mercado. Com as medidas de distanciamento social forçando a paralisação do atendimento físico de todas as unidade de sua rede, a companhia confirmou nesta quarta (10) que a expectativa para o próximo relatório trimestral é que sejam reportadas perdas da altura dos 3,2 bilhões de dólares na receita e uma queda de até 40% nas vendas gerais durante o mês de maio.

Como equilibrar as contas e garantir que o negócio não rume em direção à falência? Aos olhos do Starbucks, o procedimento a se adquirir é aumentar a aposta no meio digital, conforme a companhia vai começar a inaugurar nos Estados Unidos um novo formato de loja de coleta de pedidos, onde os clientes apenas passarão para pegar as compras feitas no aplicativo da rede. Estas unidades já estavam no planejamento da empresa, mas tiveram seu desenvolvimento acelerado para dar conta da nova realidade que se forma no horizonte.

A empresa também vai aumentar a aposta em unidades drive-thru, quiosques e de atendimento rápido, de olho especificamente no estado do mundo pós-pandemia – e assim reduzindo os riscos do retorno das medidas mais rigorosas do distanciamento social. Tudo em favor de uma transição para um modelo que o Starbucks define como “para viagem”, privilegiando os consumidores de passagem pelas lojas em detrimento daqueles que curtem as instalações para desfrutar dos produtos. É um plano de ação que já vem sendo executado desde março, quando a rede começou a fechar unidades para incentivar o delivery durante a pandemia.

Há um pedágio a ser pago, porém, e ele envolve o fechamento de 400 unidades nos EUA e no Canadá ao longo dos próximos 18 meses – todas obviamente no formato tradicional de cafeteria. O número é superior à média de 100 lojas fechadas por ano na rede (que geralmente acontecem por expirações de concessão e outras condições de mercado) e afeta o plano do Starbucks em contar com 600 novos pontos de venda nos territórios até o fim deste ano – o objetivo agora é inaugurar 300, sendo que 200 já foram abertas nos dois primeiros trimestres.

Ainda assim, a companhia parece estar otimista quanto aos próximos meses. “A cada semana que passa, nós vemos evidências maiores de uma recuperação nos negócios, com melhoras sequenciais na performance comparada das lojas” escrevem o CEO Kevin Johnson e o CFO Pat Grismer em uma carta aos acionistas; “A marca Starbucks é resiliente, a afinidade com o consumidor é forte e nós acreditamos que o momento mais difícil agora foi ultrapassado”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro