Reino Unido vai investigar compra do GIPHY pelo Facebook por questões antitruste • B9

Reino Unido vai investigar compra do GIPHY pelo Facebook por questões antitruste

Autoridade de Competição e Mercados vai verificar se aquisição não oferece riscos ao mercado, dado que o GIPHY está integrado em inúmeras plataformas externas a ecossistema do Facebook

por Pedro Strazza
Capa - Reino Unido vai investigar compra do GIPHY pelo Facebook por questões antitruste

A compra do GIPHY pelo Facebook vem gerando uma onda de mal-estar no mercado de redes sociais desde seu anúncio no mês passado. Maior plataforma provedora de GIFs, o GIPHY em tese teria acesso a inúmeros serviços fora do ecossistema de produtos do Facebook e isso obviamente fez algumas empresas perceberem o risco da violação de privacidade de seus dados – incluindo o Zoom, que cortou temporariamente a integração com o recurso para verificar todos os pormenores.

Mas o negócio também despertou preocupação na Autoridade de Competição e Mercados (CMA), principal órgão regulador do meio no Reino Unido e que nesta sexta (12) iniciou uma investigação formal para decidir se a aquisição rompe ou não questões relacionadas a práticas antitruste. De acordo com o documento liberado pela entidade, o processo espera determinar se “a criação desta situação pode resultar na diminuição de competição dentro de qualquer mercado ou mercados no Reino Unido para bens e serviços” ao ver a maior rede social hoje comprar aquela que é também a maior plataforma de GIFs.

A investigação implica que o Facebook não poderá continuar quaisquer atividades relacionadas à compra enquanto o processo não for finalizado e não ser que role uma autorização prévia do CMA antes, incluindo aí ações relacionadas a integração de produtos, times e negócios como um todo. Tanto a companhia de Mark Zuckerberg quanto o GIPHY já confirmaram que vão atender às demandas do órgão.

A situação não é tão preocupante quanto parece, porém. De acordo com o TechCrunch, a CMA já investigou outras aquisições do Facebook (incluindo a do WhatsApp) e nunca chegou a inviabilizar qualquer acordo da empresa, mas o que vale mesmo no processo é a possibilidade de vir a público maiores informações de como a companhia vai integrar a seus produtos os serviços de uma plataforma com tantas ramificações no mercado sem de fato violar a privacidade de outros negócios.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link