Concursos da "Comic Con online" da DC Comics proíbem participação de brasileiros • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Concursos da “Comic Con online” da DC Comics proíbem participação de brasileiros

País está em lista de nações que foram barradas da competição de artes e cosplay do DC FanDome por "estarem incluídos no embargo imposto pelos Estados Unidos", como Cuba e a Síria

por Pedro Strazza

[Nota atualizada às 18h45 e no dia 17/06 com resposta da assessoria WarnerMedia sobre o caso, além do texto ser alterado para reforçar que o regulamento não está relacionado aos recentes desdobramentos políticos]

A DC Comics e a WarnerMedia anunciaram nesta terça (16) o DC FanDome, evento online gratuito dedicado aos fãs da editora em todo o mundo que pretende promover uma experiência de imersão por algumas das próximas novidades da marca em todas as suas frentes, incluindo aí o cinema, a TV, os games e os quadrinhos. Mas enquanto a atenção de todo o público ficou voltada ao buzz em torno dos conteúdos a serem vinculados na data, uma questão menor do evento chamou a atenção dos brasileiros: a proibição de quaisquer cidadãos do país nos concursos promovidos na plataforma.

O banimento no caso acontece na área que a companhia intitulou de DC Fan Art & Fandom, dedicada a expor na rede artes e cosplays de fãs ao redor de todo o globo. Enquanto a DC Comics e a agência Talenthouse (que administra esta parte do evento) escrevem na página oficial que as seções de cosplay e arte contarão com concursos que vão premiar vencedores em até US$ 2000 para exibir seus trabalhos no marketing oficial da companhia, nas regras oficias de ambas as competições (aqui e aqui) ambas as empresas declaram que pessoas nascidas ou residentes no Brasil não são elegíveis ao processo.

Embora não cite razões específicas para a proibição, a especificação do banimento está explicitada nas regras e no site junto aos países que a DC Comics declara como “que tem bens embargados pelos Estados Unidos”, incluindo aí como exemplo a Crimeia, Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão e a Síria. A relação dá a entender que o Brasil teria sido incluído na lista depois da proibição relacionada à entrada de brasileiros nos EUA, emitida no fim de maio pelo presidente estadunidense Donald Trump devido aos efeitos do mal gerenciamento da pandemia do coronavírus pelo país.

Vale acrescentar que o banimento é válido apenas da competição e exibição de peças e cosplays, conforme o acesso dos brasileiros e residentes no país está garantido ao resto do evento.

[ATUALIZAÇÃO: 18h45] Em nota ao B9, a assessoria da WarnerMedia declara que a restrição dos brasileiros no concurso “não está vinculada à possíveis bloqueios realizados durante a pandemia” e que “ainda está sendo analisada a possibilidade de inclusão do Brasil no concurso” – ainda que deva demorar um pouco para a confirmação sair. O estúdio também afirma que vai atualizar o trecho do regulamento, dado que a parte que cita o Brasil no regulamento ficou “ambígua”. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

[ATUALIZAÇÃO: 17/06, 10h30] Como prometido, a WarnerMedia atualizou o trecho relacionado ao Brasil no regulamento de ambos os concursos, escrevendo agora que o país não está incluído na área “devido a restrições em competições e premiações” – o que indica que a questão é relacionada a burocracia. Ainda não está claro, porém, quais seriam exatamente as limitações que impediriam o público brasileiro de participar destas atividades. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Além dos concursos, o DC FanDome deve oferecer entre outras coisas painéis com os criadores e elencos de produções como as séries do the CW e os filmes “Adão Negro”, “The Batman” e “Mulher-Maravilha 1984”. O evento acontece ao longo de 24 horas no dia 22 de agosto.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro