fortnite-marvel-thor

Epic Games confirma que usuários de iOS não poderão jogar a nova temporada de “Fortnite”

Guerra judicial entre Apple e Epic também vai impedir que usuários disputem partidas com jogadores de outros sistemas

por Pedro Strazza

A briga judicial entre a Apple e a Epic Games segue firme nos tribunais estadunidenses mas, enquanto as duas partes se preparam para argumentar perante a corte sobre se é justo ou não a taxa de 30% cobrada pela App Store em todas as transações, quem deve sofrer com o racha são os jogadores de “Fortnite”. Os desenvolvedores do game confirmaram nesta quarta (26) que o bloqueio promovido no iOS vale para atualizações da plataforma – o que inviabiliza por consequência a nova temporada do jogo, com tema do universo Marvel Comics e prevista para sair na quinta (27).

“A Apple está bloqueando atualizações e novas instalações do ‘Fortnite’ na App Store e disse que encerrará nossa possibilidade de desenvolver o ‘Fortnite’ para dispositivos Apple.” escreve a Epic no comunicado oficial; “Como resultado, a mais recente atualização do ‘Fortnite’, o ‘Capítulo 2: Temporada 4 (v.14.00)’, não será lançada no iOS ou no macOS em 27 de agosto”.

Na prática, isso significa que o bloqueio de “Fortnite” nos sistemas da Apple vai gerar dois ecossistemas diferentes do jogo, incluindo um que receberá a atualização e outro que será desvinculado da realidade geral da plataforma. Isso inclui o cross-play, vale acrescentar: a Epic também confirmou que por conta deste rompimento, a partir de amanhã os jogadores do game nos sistemas Apple não poderão mais disputar partidas com usuários baseados no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Android, sendo obrigados a jogar apenas com quem tem uma conta localizada no iOS e no macOS.

As ramificações deste rompimento são várias e passam por diversos setores do ecossistema interno do “Fortnite”. A Epic confirmou que os usuários Apple não conseguirão mais progredir no passe da terceira temporada depois do lançamento da nova atualização, além de não poderem mais receber itens de outros jogadores sem passar por uma plataforma externa.

Como bem nota o The Verge, a parte mais interessante em toda esta crise é que a decisão não reside apenas no fato das duas empresas estarem no meio de um processo em cima da App Store, mas passa também por uma manobra da própria Epic para sabotar a Apple. O fato que atesta esta constatação é que no Mac o “Fortnite” em tese poderia receber a atualização, dado que seu sistema de pagamentos não está vinculado à loja da companhia e sim ser instalado por um software próprio do estúdio.

Compartilhe: