Vivo cria projeto sustentável para recolher mais de 9 toneladas de resíduos eletrônicos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Vivo cria projeto sustentável para recolher mais de 9 toneladas de resíduos eletrônicos

Marca convida sociedade a refletir sobre as ações necessárias para tornar o mundo mais sustentável e incentiva o descarte correto do lixo eletrônico

por Soraia Alves

A Vivo lança um movimento para estimular o consumo consciente e a sustentabilidade. Na campanha “Recicle com a Vivo”, a marca convida a sociedade a refletir sobre as ações necessárias para tornar o mundo mais sustentável e incentiva o descarte correto do lixo eletrônico, que pode ser feito diretamente nas lojas da Vivo.

Com o mote “A Vivo cuida do seu lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente”, a marca quer engajar o consumidor a fazer parte desse movimento, ampliando a destinação correta e a reciclagem de materiais como aparelhos de celular, cabos, tablets e notebooks no Brasil. Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020 da ONU, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia e Japão.

“Como marca comprometida com a sustentabilidade e conectada a assuntos relevantes e atuais, queremos envolver os consumidores e engajá-los na reciclagem de resíduo eletrônico, que é de grande relevância para o planeta”, revela a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. Em 2019, as lixeiras do programa “Recicle com a Vivo” receberam o equivalente a 113 mil itens eletrônicos, entre celulares, cabos e baterias. Com esse novo projeto, o objetivo é ampliar em pelo menos 20% este volume em 2021, fortalecendo as iniciativas da Vivo voltadas ao consumo responsável.

As novas lixeiras estarão presentes nas lojas em todo o Brasil com uma nova identidade visual para o programa “Recicle com a Vivo”. Ações com influenciadores e grupos de afinidade nas redes sociais também fazem parte da estratégia de divulgação. Toda a identidade visual do movimento é uma criação da agência Africa.

A Vivo foi pioneira no setor a implantar, ainda em 2006, um programa de logística reversa, o “Recicle com a Vivo”, e oferecer aos clientes e não clientes a coleta e destinação de equipamentos eletrônicos que estão sem uso. Por meio da iniciativa, a empresa mantém pontos de coleta disponíveis em lojas e revendas em todo o país e dá aos consumidores a opção pelo consumo responsável. Desde que foi implantado, o programa já recolheu quase 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 111 toneladas de resíduos, que voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias.

Em todas as lojas da Vivo é possível encontrar lixeiras identificadas para o descarte de resíduo eletrônico. Qualquer pessoa, sendo ou não cliente Vivo, pode descartar cabos, celulares, baterias e carregadores que não utiliza mais. A operadora recomenda que antes de deixar seu smartphone, o consumidor remova o SIMCARD e todos os dados pessoais do aparelho, como mensagens, fotos e vídeos, garantindo assim a privacidade dos seus dados. Clientes dos serviços de banda larga e TV por assinatura também podem levar às lojas Vivo equipamentos como modem/roteador e decodificadores. Neste caso, é necessário preencher um Termo de Devolução junto ao Consultor de Venda na loja.

Processo de Reciclagem

Smartphones, carregadores e baterias depositados nas lixeiras especiais são coletados empresa especializada certificada, a GM&C, que faz a coleta, transporte armazenagem, separação materiais, como metais ferrosos, não ferrosos, baterias, vidros e plásticos, de acordo com a legislação ambiental. Na fábrica de reciclagem, os materiais são transformados em matéria prima para serem novamente inseridos na cadeia produtiva.

Vale destacar que os equipamentos são 100% reciclados e nada vai para aterro. O que não é aproveitado para produção vira fonte de energia para a indústria. Todo o processo e parceiros são auditados e homologados em atendimento às normas e legislações ambientais. No caso de modens e decodificadores, os operadores de logística da Vivo recolhem o material, que passa por uma avaliação minuciosa do equipamento, para que ele seja higienizado e possa voltar a proporcionar conexão em outra casa. Caso não estejam em condições de reuso, estes itens também são destinados à reciclagem.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro