cover-facebook

Facebook vai mostrar stories do Instagram no Facebook

Empresa está testando mais um recurso para unificar plataformas, como já fez com Messenger e mensagens do Instagram recentemente

por Matheus Fiore

O Facebook Group está prestes a tornar mais próximas as duas plataformas da empresa: o Facebook e o Instagram. Segundo o Engadget, em breve, alguns usuários do Facebook começarão a ver em seus feeds stories que foram postados apenas no Instagram. Vale lembrar que já é possível transportar diretamente os vídeos e imagens do story de uma plataforma na outra, mas é, pelo menos até agora, uma opção individual de cada conta.

A novidade foi identificada pelo usuário do Twitter Audrey, e confirmada pelo consultor de redes sociais do Facebook, Matt Navarra, que afirmou: “Por ora, é apenas um teste feito de maneira limitada”. A grande diferença é que, agora, os usuários poderão ver seus stories tanto de Facebook quanto do Instagram sem trocar de plataformas.

Os testes com os stories não são o primeiro movimento do Facebook Group para mesclar plataformas. Como noticiamos em agosto, a empresa também está testando uma fusão do Messenger com as mensagens diretas do Instagram. A atualização, inclusive, já tem permitido que alguns usuários utilizem o recurso.

Sendo proprietário de várias das principais plataformas do mercado – além de ter o Facebook, o Instagram e o Messenger, o Facebook Group também é dono do principal aplicativo de troca de mensagens rápidas, o WhatsApp –, é natural que o Facebook utilize uma plataforma que mescle seus recursos. É, além de uma forma de criar uma sensação de unidade entre as redes, também uma medida interessante para que as plataformas mais utilizadas alavanquem o uso das menos utilizadas. No caso, o Instagram, como principal rede social da empresa, pode ser utilizado para trazer de volta o Facebook e o Messenger para os bons tempos do passado.

Essa integração entre as plataformas foi anunciada pelo próprio CEO da empresa, Mark Zuckerberg, ainda em 2019. Outro benefício importante da “unificação” é a empresa manter um maior controle sobre seus produtos e sobre a produção de dados de cada um. Com a mescla de recursos, o Facebook Group pode diminuir a encriptação de seus aplicativos e criar a para o usuário a sensação de que cada plataforma é parte de algo maior.

Compartilhe: