Apple vai deixar de cobrar 30% de taxa sobre eventos do Facebook pelos próximos três meses

No começo de 2020, o Facebook lançou um recurso para pequenos negócios criarem eventos online pagos, e instantaneamente criou-se um problema com a Apple, já que a empresa de Tim Cook cobra uma taxa de 30% de lucro nas compras de aplicativos baixados da App Store. A iniciativa tinha como objetivo ajudar organizações com dificuldades financeiras durante a pandemia do novo coronavírus, e fez com que, em virtude da situação excepcional na qual o mundo se encontra, o Facebook não cobrasse nenhuma taxa dessas empresas até agosto de 2021. O Facebook chegou a se manifestar publicamente criticando a Apple pela manutenção da taxa.

Fidji Simo, chefe do app do Facebook, afirmou: “nós pedimos a Apple para reduzir sua taxa de 30% na App Store ou nos permitir oferecer o Facebook Pay sem taxas para que possamos ajudar os pequenos negócios que sofrem durante a pandemia da COVID-19. Infelizmente, eles ignoraram nossos pedidos e por isso os pequenos negócios terão apenas 70% de sua receita no app”.

Agora, a Apple prometeu que, pelo menos por um curto período de tempo (até 13 de dezembro de 2020), deixará de cobrar a taxa de 30% para as compras feitas no app. “A Apple concordou em oferecer um curto período de três meses para que as lojas possam operar sem serem taxadas”, confirmou um porta-voz do Facebook ao Engadget.

Há, porém, alguns pontos importantes na decisão. Criadores do Facebook Gaming, por exemplo, não receberão o desconto, pois não poderão utilizar o Facebook Pay durante esse período em dispositivos iOS, confirmou Vivek Sharma, Vice-Presidente do Facebook Gaming.

A decisão marca mais um capítulo de uma longa disputa entre Apple e Facebook, duas das maiores empresas do mundo. A tendência é que mais desentendimentos surjam ao longo dos próximos anos, já que enquanto o Facebook investe pesado em seu Facebook Pay, a Apple também possui o seu Apple Pay, o que torna os dois concorrentes pelo menos no mercado de tecnologias de pagamento.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

12 horas Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

1 dia Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

3 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

6 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás