Jonathan Ive, Mens Journal, October 7, 2013

Um ano depois de deixar a Apple, Jony Ive é contratado pelo Airbnb

Designer vai trabalhar em todos os produtos e serviços da empresa, que passou por meses difíceis por conta da pandemia

por Pedro Strazza

Foi em junho de 2019 que Jony Ive, o famoso designer responsável pelo visual dos mais importantes produtos da Apple, deixou a empresa de Tim Cook para fundar seu próprio negócio, a LoveFrom. Mas depois de um ano e três meses empreendendo, o criativo já encontrou uma casa nova no concorrido mercado de tecnologia e redes sociais: o Airbnb.

A notícia vem do The Information, que confirmou junto ao CEO Brian Chesky que Ive foi contratado como um consultor criativo de design. De acordo com o executivo, o designer entra para a empresa “em uma relação de múltiplos anos para desenhar a nova geração de produtos e serviços do Airbnb”.

Além de ser o segundo nome com grande reputação na história da Apple a entrar para o Airbnb – além dele, o ex-vice-presidente Hiroki Asai foi nome chefe de marketing da companhia em julho – Ive também é anunciado na mesma semana que a plataforma viu seu chefe de design Alex Schleifer sair do quadro executivo. O designer não vai assumir a posição, porém, conforme a empresa confirmou a funcionários que Schleifer continua trabalhando meio período até que um substituto seja encontrado.

A saída do executivo denota bem o momento da companhia, que passou por momentos difíceis nos últimos meses graças à atual pandemia e o distanciamento social. Além de Schleifer, o gerente de alojamentos Greg Greeley também deixou o Airbnb em julho e um quarto dos funcionários foi demitido em maio para “conter os custos” durante o período mais crítico da “seca” promovida pelo coronavírus, o que de acordo com o Input gerou um desconforto geral no quadro geral remanescente.

Se o caos da empresa a princípio não faz sentido com a chegada de Ive, vale acrescentar que o designer aparentemente é bom amigo de Chesky há anos, a ponto dele ter trabalhado no redesign do logo da empresa em 2014 e sido autor da introdução do CEO na sua entrada de 100 pessoas mais influentes da revista TIME em 2015. O foco de Ive a princípio deve ser em torno da identidade visual do Airbnb, afim de superar o período difícil recém-passado.

Compartilhe: