googlesearchb9

Saudades de tempos mais simples? Esta extensão te permite usar o Google como era em 2010

Criação da The Markup te leva para um buscador mais limpo e simples, bem diferente da página recheada de anúncios da atualidade

por Matheus Fiore

A ferramenta de busca do Google é, disparadamente, a mais popular do mundo. Não por acaso, o Google Search passou por inúmeras atualizações na última década, tanto para tornar a ferramenta mais completa, quanto para fazer dela uma bela fonte de lucro para a empresa que pertence ao grupo Alphabet. Agora, um grupo de desenvolvedores criou uma extensão que te permite revisitar o buscador como ele era em 2010, muito antes de todas essas grandes transformações.

Batizada de Simple Search, a extensão oculta os paineis informativos e anúncios patrocinados do Google, e mostra o resultado da pesquisa de forma direta e crua. A ideia permite uma imersão em um longínquo período da internet, onde tudo era mais simples e menos afetado pelos algoritmos.

“A extensão te permite viajar para um tempo em que a busca na internet operava um pouco diferente”, afirma o The Markup, grupo responsável pelo Simple Search. “Hoje em dia, você nem sempre tem que clicar em qualquer um dos links azuis para ter informações relacionadas à sua pesquisa, já que o Google te entrega o que considera importante em caixas de informações de outros sites”, completa.

A extensão funciona tanto no Google quanto no Bing, e está disponível para o Chrome e para o Firefox. Claro que nem todas as novidades implementadas pelo Google na última década são negativas. Há, por exemplo, um enorme esforço da empresa para garantir que mesmo textos digitados incorretamente cheguem aos resultados desejados. Mas não deixa de ser atrativo poder utilizar o Google Search sem ter sua tela poluída por tantos anúncios e conteúdos desinteressantes para a pesquisa.

Você pode baixar o Simple Search aqui.

Compartilhe: