Snapchat lança Spotlight, ferramenta para competir com TikTok

Após sofrer por anos com o Instagram roubando seu formato com os stories, Snapchat tenta reagir emulando o que deu certo em seus concorrentes

por Matheus Fiore

O Snapchat anunciou o Spotlight, uma nova aba dentro do app da Snap Inc onde você pode assistir aos snaps de outros usuários. O Spotlight terá uma curadoria feita por algoritmo, e baseado no tipo de conteúdo que cada usuário assiste dentro do aplicativo. Também é possível clicar em hashtags para acompanhar postagens de um mesmo tema ou evento.

O recurso é bastante parecido com o que faz o TikTok, que tem uma seção de descobertas para que o usuário encontre não só os maiores hits da rede social, como também o conteúdo relacionado ao que costuma assistir na plataforma. A similaridade, claro, não é acidente, já que o TikTok foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos e se tornou referência de comunicação e interatividade.

O Snapchat ainda preparou uma novidade para bombar a nova ferramenta. A empresa vai pagar todos os usuários que produzirem conteúdo que se torne viral no Spotlight. A empresa prometeu investir mais de 1 milhão de dólares por dia, dinheiro que será distribuído entre os criadores de conteúdo viral. Ao Mashable, a Snap Inc confirmou que o investimento será sempre de, no mínimo, US$ 1 milhão.

Mesmo que copie um pouco o que deu certo no TikTok, o Snapchat também merece algum crédito. Afinal, todo o sistema de vídeos curtos e verticais, no formato de stories que foi popularizado pelo Instagram e, hoje, pelo TikTok, foi criado justamente pelo Snapchat, com seus snaps. O sucesso ocorreu principalmente no início da década passada, mas logo o Instagram ocupou o espaço do Snapchat ao copiar sua ferramenta sem o menor pudor. Desde então, a Snap Inc trabalha com diversas inovações para tentar tornar o Snapchat relevante como foi no passado.

Compartilhe: