Criolo resume Brasil de 2020 em clipe de imagens fortes

Produzido por Denis Cisma, clipe usa uma nova técnica chamada Virtual Production, utilizada na série "The Mandalorian"

por Soraia Alves

Seguindo a linha de clipes fortes e cheio de denúncia, como “Boca de Lobo” lançado em 2018, Criolo resumiu o Brasil de 2021 no vídeo de “Sistema Obtuso”, nova música do rapper em parceria com o Tropkillaz.

Estrelada pelo ator Julio Andrade, a produção apresenta desde os números cada vez mais altos de vítimas da Covid-19 até as queimadas que destruíram grande parte do meio ambiente brasileiro. Entre imagens do Palácio do Planalto e ações de grileiros, o filme termina com o som de diversos animais como símbolo dos biomas afetados.

O clipe tem direção de Denis Cisma, que também dirigiu o já citado “Boca de Lobo”, que chegou a ser indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria melhor vídeo curto. “A grande diferença desse clipe é a utilização de uma técnica nova chamada Virtual Production, utilizada na série ‘The Mandalorian’. O clipe de ‘Sistema Obtuso’ foi 100% feito em estúdio, filmamos com um fundo de painel de LED de 10x5m, essa técnica possibilitou inserir o Criolo e os atores em universos virtuais”, conta o diretor.

A produção ressalta que as gravações aconteceram no Estúdio Quanta, em São Paulo, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde da APRO e Sindcine.

Compartilhe: