coliseub9

Itália moderniza piso do Coliseu para trazer famosa arena aos tempos atuais

Há ainda a possibilidade de que o novo piso seja usado para eventos culturais, como shows e apresentações teatrais

por Matheus Fiore

O Coliseu de Roma é um dos mais clássicos e históricos monumentos do mundo, e agora, o governo italiano está reformando e modernizando o piso do anfiteatro. Segundo o Design Taxi, a ideia é trazer para os tempos modernos o mesmo estilo de piso que marcou a arena no seu auge.

Ao fim das obras, os visitantes poderão conhecer um “novo” Coliseu, com portas e elevadores secretos que são réplicas fieis ao estilo original do anfiteatro. O projeto tem um orçamento de €18.5 milhões (em torno de R$ 117 milhões), e está no processo de encontrar os engenheiros interessados e capacitados para participar da restauração.

O ministro da cultura italiano Dario Franceschini afirmou que, com as reformas, o público poderá compreender totalmente o uso e as funcionalidades desse espaço único do mundo, principalmente quando estiverem no centro da arena. Há ainda a possibilidade de que o novo piso seja usado para eventos culturais, como shows e apresentações teatrais.

Além da restauração modernizada, a reforma do Coliseu também ajudará a proteger o monumento. Há, por exemplo, a intenção de criar um sistema que rapidamente reaja e feche o topo do anfiteatro caso chova, para proteger a estrutura interna e o novo piso. Visto como um dos mais importantes monumentos históricos da civilização ocidental, o Coliseu recentemente chegou a ser homenageado pela LEGO, que apresentou seu maior modelo até então: uma réplica de 9 mil peças.

 

Compartilhe: